Componentes Curriculares

 
Componentes Curriculares Ofertados - 2017.1 a 2022.1
 
 
Disciplinas Obrigatórias – Ementas
Referenciais Teóricos e Metodologia da Pesquisa em Educação Científica
Teorias e Métodos em História e Filosofia das Ciências
 
 
Disciplinas Optativas – Ementas
A Constituição da Química como Ciência Moderna
Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade: Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica
Academic Writing: teoria e prática
Antropologias das ciências
Ciência Moderna, Materialidade do Experimento e Produção da Verdade
Conhecimento e Imaginação
Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o Ensino de Ciências
Cultura Científico-Tecnológica no Ocidente
Cultura Erudita e Filosofia Natural na Europa Moderna: da Renascença às Luzes
Cultura Erudita e Filosofia Natural no Ocidente Europeu: Séculos XVIII e XIX
Deficiência, Sociedade e Educação
Démarches d'investigation en Didactique des Sciences
Diagramas em ciências formais: análise conceitual, história e ensino
Ensino de Ciências: Criatividade e Experimentação
Entrevistas como pesquisa: teoria, métodos e técnicas
Epistemologia Geral: Controvérsias e consensos nas ciências
Epistemologia social, injustiça epistêmica e democracia
Estrutura e funcionamento das ecologias das organizações didáticas e matemáticas
Formação de Conceitos Científicos
Fundamentos da Química
Fundamentos de Biologia
Fundamentos teóricos do Desenvolvimento Cognitivo para a Aprendizagem em Ciências
História da Industrialização: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico-Industrial
História das Ciências Físicas no Século XX
História das Ciências no Brasil: abordagens historiográficas
História das relações científicas entre os Estados Unidos e América Latina no século XX
História e Historiografia das Ciências
International Academic Writing
Kitchen Seminars experimentar novas ideias às pesquisas da psicologia cultural
Laboratório de Ensino de Ciências
Pedagogia marxista e pós-verdade
Perspectivas Quali-Quanti nas Pesquisas em Ensino
Pluralismo Cultural e Aprendizagem Escolar em Ciências
Pressupostos Epistemológicos da Teoria da Argumentação
Questões Sociocientíficas e Argumentação no Ensino de Ciências 
Raça e Racismo na História da Ciência
Tendências em Educação Matemática
Teorias da Natureza
Teorias e Modelos de Ensino e Aprendizagem
Teorias, Métodos e Investigações em Didática
Tópicos Avançados em Ensino de Ciências
Tópicos de Epistemologia: Ética da Crença e Normatividade Epistêmica
Tópicos de Epistemologia Virtudes Intelectuais, Autonomia e Humildade
Tópicos de História e Filosofia das Ciências: A proliferação das interpretações da teoria quântica
Tópicos em Interação Humano-Computador I
Tópicos Especiais Acesso e Avaliação de Traços Latentes e Ensino de Ciências
Tópicos Especiais Ciência, Universidade e Secularização: abordagens históricas e debates contemporâneos
Tópicos Especiais Descolonização de Saberes: Contribuições da Ciência Africana e Afrodiaspórica
Tópicos Especiais Educação e Territorialidades em Comunidades Tradicionais
Tópicos Especiais em Epistemologia Geral
Tópicos Especiais em História das Ciências
Tópicos Especiais em Psicologia VI: Global Perspective in Psychology
Tópicos Especiais História, Ciência e Subalternidades
Tópicos Especiais Narrativas interativas e o ensino das ciências
Tópicos Especiais Os Usos do Layout de Argumentação de Toulmin no Ensino de Ciências
Tópicos Especiais Percursos de Estudo e Pesquisa para o Ensino das Ciências e Matemática
Tópicos Especiais Por uma História Cultural da Ciência para o Século XXI
Tópicos Especiais Problemas de Epistemologia Contemporânea
Tópicos Especiais Raciocínio Computacional no Ensino de Ciências
Tópicos Especiais Racionalidade Argumentativa e Metodologia Filosófica
Tópicos Especiais Teoria Antropológica do Didático, Matemática e Interculturalidade, Etnomatemática e Multiculturalidade
Tópicos Especiais Teoria do Conhecimento
Tópicos Especiais Uso Didático da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: Casos Exemplares da Física
Tópicos Especiais Workshop on Academic Writing
Tópicos Racionalidade Argumentativa e Metodologia Filosófica
Uma História Crítica da Episteme Moderna: O Sistema-Mundo e as “Epistemes Rejeitadas”
Utilidade e interesse da didática para professor de Matemática e de Química da Educação Básica
 
Atividades Obrigatórias
Exame de Qualificação
Pesquisa Orientada
Projeto de Dissertação / Projeto de Tese
Seminário de Pesquisa
 
 
Português, Brasil