Formação do Grupo e Primeiras Atividades (1995-1998)
Na década de 1990, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Estadual de Feira de Santana, no quadro de suas políticas de formação do pessoal docente, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Institucional de Capacitação de Docentes (PICD), programa de bolsas da CAPES-PICD, propiciaram a formação de vários doutores, cujas formações e temas de pesquisa permitiram a aproximação e a interlocução que desencadearam a proposta de programa de pós-graduação e de pesquisa na área de Ensino, Filosofia e História das Ciências. A interlocução entre estes pesquisadores, que já vinham participando de eventos científicos e de cursos, foi catalisada, a partir de 1995, por uma série de atividades de iniciativa destes pesquisadores, das quais destacamos as seguintes:
- Em 1995, a estada do Dr. Michel Paty, da Université Paris VII, como professor visitante, para um programa de seminários e cursos em História e Epistemologia da Ciência na UFBA no Instituto de Física, nos Departamentos de Sociologia e Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, no futuro Instituto de Saúde Coletiva, no Instituto de Química e na UEFS.
- Em 1996, a realização de um Colóquio intitulado “A crítica contemporânea da Ciência”, na UFBA, patrocinado pela UFBA e pela UEFS, com a participação de pesquisadores baianos e dos pesquisadores Antônio Augusto Passos Videira (UERJ), Nélio Bizzo (USP) e José Jerônimo de Alencar Alves (UFPA), tendo as atas deste Colóquio sido publicadas no volume “Perspectivas em Epistemologia e História das Ciências” (193 páginas), organizado pelo professor André Luis Mattedi Dias e colaboradores, patrocinada e editada pela UEFS em 1997.
- Em 1997, foi realizado o Colóquio intitulado "A crítica contemporânea da Ciência e Implicações para o ensino" com o patrocínio da UEFS, evento que contou com a participação dos pesquisadores Ziller Camenietzki (MAST-RJ), Circe Dynnikov (UFES) e Cícero M. de Souza (UFRPE), além de pesquisadores baianos. Os trabalhos apresentados neste Colóquio foram publicados na revista Ideação, vol. 3, 1999, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da UEFS. Também em 1997, o Instituto de Física inscreveu o Grupo de Pesquisa Ensino, História e Epistemologia da Física no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como membros Olival Freire Júnior, Maria Cristina Martins Penido, Yukimi Pregnolatto, Klaus Weltner (Universidade de Frankfurt), Paulo Miranda e José Fernando Moura Rocha. O Instituto de Biologia inscreveu o Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas, tendo como coordenador o professor Charbel Niño El-Hani.
- Pesquisadores do Programa envolveram-se, também, fortemente, a partir de 1994, nas seguintes atividades de ensino promovidas pela UFBA e pela UEFS: I. Duas turmas de Pós-Graduação Lato Sensu, desenvolvidas no Instituto de Física da UFBA, entre 1996 e 1998, coordenadas sucessivamente por Olival Freire e Yukimi Pregnolatto; II. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino, promovido pelo CEFET, na unidade de Barreiras, Bahia, coordenado por Robinson Moreira Tenório. Além disso, o professor Robinson Moreira Tenório participou do curso de Teoria da História e de Educação Matemática, ambos na UEFS; III. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geociências na UEFS, em parceria com a UFBA e a Unicamp, coordenado por José Carlos Barreto de Santana; IV. Turmas de Atualização em Ensino de Física, nos marcos do projeto desenvolvido pela Fundação Vitae e Instituto Tecnológico da Aeronáutica, a partir de 1994, coordenadas por Felippe Serpa; V. Turma de Atualização em Física, 1997, patrocinada pelo CADCT, coordenada por Maria Cristina Martins Penido. Ciclo de Atividades para Professores de Segundo Grau, nos marcos do XIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, em 1995, coordenado por Olival Freire; VI. Professores credenciados em Pós-Graduação Stricto Sensu: Felippe Serpa e Terezinha Burnham (Educação); José Benjamin Picado (Comunicação); Aurino Ribeiro, Arthur Matos e Sergio Esperidão (Física); e Amilcar Baiardi (Administração). Elyana Barbosa foi professora visitante da Sociologia e da Arquitetura. VII. A pedido do Colegiado da Pós-Graduação em Sociologia da UFBA, um curso intitulado "Tópicos em Epistemologia" foi ministrado por parte dos pesquisadores que integraram a proposta do projeto para a formação Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. O professor Waldomiro José da Silva Filho ministrou a disciplina intitulada “Linguagem, Pensamento e Conhecimento”, em 1994, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea e foi um dos professores da disciplina intitulada “Epistemologia e Metodologia", em 1996, na Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Implementação do Curso de Mestrado (1999-2000)
O primeiro Colegiado do Mestrado, conforme decisão tomada durante a instalação oficial do curso em 31 de março de 2000, foi formada por: Olival Freire Júnior (Coordenador), José Carlos Barreto de Santana (Vice-coordenador), João Carlos Salles Pires da Silva, Yukimi Pregnolatto e Claudio Amorim (Representante estudantil).
Coordenações Anteriores do PPGEFHC
Português, Brasil