Produção Docente

As Investigações e produções dos(as) docentes do PPGEFHC têm o ensino na graduação como objeto de estudo e/ou como resultado a produção de inovações educacionais nas disciplinas e componentes curriculares dos cursos de graduação e investigações sobre o ensino na educação básica e ensino superior. 

Os docentes e discentes do Programa deram continuidade, em 2021, às suas pesquisas, sendo que muitas delas se voltam para as salas de aula nos cursos de graduação, investigando o desenvolvimento de inovações educacionais. Outras pesquisas são voltadas para a Educação Básica. Também foram desenvolvidas pesquisas nos campos da história e da filosofia das ciências com implicações à Educação em Ciência e a Formação de Professores.

  • A professora Alessandra Santana Soares e Barros deu continuidade a 2 projetos:
  1. História da Genética e de seus impactos: raça, racismo e população no Brasil Integrantes: Alessandra Santana Soares e Barros - Coordenador / Robert WEGNER - Integrante / Marcos Chor Maio - Integrante / Ricardo Ventura Santos - Integrante / Vanderlei Sebastião de Souza - Integrante / William deJong-Lambert. - Integrante / Ana Carolina Vimieiro - Integrante / Laila Alvez Nahum - Integrante / Luc Berlivet - Integrante / Rosanna Dent - Integrante / Ricardo Waizbort - Integrante / Andréa Carla de Souza Góes - Integrante / Leonardo Dallacqua - Integrante / Mariana Tavares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  1. Síndrome Congênita do ZikaVírus, Deficiência e Eugenia: uma história do presente. Integrantes: Alessandra Santana Soares e Barros - Coordenador / Robert WEGNER - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
  • A professora Amanda Amantes Neiva deu continuidade ao desenvolvimento do projeto:
  1.  Contribuições do Júri Simulado para aprendizagem de História da Física Integrantes: Amanda Amantes Neiva - Coordenador / Viviane Florentino de Melo - Integrante / José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Raphael Silva do Rosário - Integrante.
  • O professor André Luís Mattedi Dias deu continuidade a 2 projetos:
  1. Pesquisa-ação para melhorar a prática docente no componente curricular Estudos sobre a contemporaneidade (pesquisa-ação sobre planejamento, a execução e a avaliação da nossa prática docente no âmbito dos Estudos sobre a contemporaneidade, visando a sua contínua melhoria, com base na nossa própria experiência e reflexão); e
  2. Secularização das Ciências: demarcação, naturalismo e boundary work (visa produzir ensaios compreensivos e críticos acerca da produção literária sobre essas temáticas, que se encontra dispersa por razões de disciplinaridade e especialidade. Os resultados teóricos alcançados contribuem no campo da educação científica e da educação universitária, por um lado, problematizando as discussões em torno do conceito de Natureza da Ciência (NOS) e de como vem sendo construída uma certa identidade naturalista hegemônica e dominante, por outro problematizando o próprio caráter secular/laico da universidade e do currículo universitário.
  • A professora Andreia Maria Pereira de Oliveira deu continuidade à coordenação do projeto de extensão Educação Colaborativa em Ação Nordeste (EDUCA Nordeste), que se constitui numa ação estratégica de intervenção em rede voltada para professores e estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio dentro do Programa Ciência na Escola. O EDUCA Nordeste visa a aprimorar a qualidade do ensino de Ciências na educação básica, por meio da realização de atividades inovadoras, de modo a potencializar o ensino e o aprendizado em Ciências.
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  • A professora Bárbara Carine Soares Pinheiro deu continuidade a 4 projetos Práticas Inovadoras nas escolas do Ensino Médio: Pedagogia Histórico-Crítica; Programa de Direito e Relações Raciais (possui duas linhas de pesquisa: "Mulher Negra e Direito à Literatura" e "Universidade e Genocídio da Juventude Negra"); Show da Química (atua na divulgação da ciência Química, de forma lúdica, utilizando-nos de apresentações teatrais com exposições de reações químicas de impacto visual); Cientistas negros: vida e produção científica (visa  construir um material paradidático que apresente alguns cientistas negros e negras e suas principais contribuições para as ciências. Em cada um destes projetos, possuem vários discentes e docentes integrantes.
  • O professor Charbel Nino El Hani deu continuidade, em 2021, à coordenação dos projetos de Pesquisa:
  1. Pesquisa Etnoecológica, Educacional e de Conservação e Inovações Pedagógicas em Comunidades Pesqueiras de Conde-BA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2). Integrantes: Charbel Nino El Hani - Coordenador / Rosiléia Oliveira de Almeida - Integrante / Juliana Fonseca - Integrante / Esau Marlon Franco da Paz - Integrante / Rafael Piedade Félix - Integrante / Gabriela Vanegas De La Rosa - Integrante / Adielle Almeida - Integrante / David Ludwig - Integrante / Maria Salete Amorim - Integrante / Paride Bollettin - Integrante / Sidélia Teixeira - Integrante / Fábio Pessoa Vieira - Integrante / David Tng - Integrante / Hugh Lacey - Integrante / José Amorim Reis - Integrante / Vitor Maciel Renck - Integrante / Deborah Apgaua - Integrante / Jessica Sacramento da Hora - Integrante / Marisa Santos Lisboa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  2. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (13). Integrantes: Charbel Nino El Hani - Coordenador / Pedro Luís Bernardo da Rocha - Integrante / Fábio Pedro S F Bandeira - Integrante / Leila Costa Cruz - Integrante / Ana Maria Rocha de Almeida - Integrante / Nei de Freitas Nunes Neto - Integrante / Eduardo Mendes da Silva - Integrante / Washington de Jesus Sant'anna Franca da Rocha - Integrante / Blandina Felipe Viana - Integrante / Lia Midori Meyer Nascimento - Integrante / Francisco Carlos Rocha de Barros Junior - Integrante / Vanessa Carvalho dos Santos - Integrante / Fabiano de Souza Vieira - Integrante / Deborah Faria - Integrante / Claudia Sepulveda - Integrante / Leyla Mariane Joaquim - Integrante / Ítalo Nascimento de Carvalho - Integrante / Hilton Ferreira Japyassú - Integrante / Flora Souza Bacelar - Integrante / Danilo Boscolo - Integrante / Eduardo Mariano Neto - Integrante / Clarissa Machado Pinto Leite - Integrante / Leandro Martins de Freitas - Integrante / Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis - Integrante / Roberta Smania Marques - Integrante / Natália Rodrigues da Silva - Integrante / Dália Melissa Conrado - Integrante / Arteaga, Juan Manuel Sánchez - Integrante / Rosiléia Oliveira de Almeida - Integrante / Mariângela Cerqueira Almeida - Integrante / Cássia Regina Reis Muniz - Integrante / Valter Alves Pereira - Integrante / Anna Cássia de Holanda Sarmento - Integrante / Maria da Conceição Lago Carneiro - Integrante / Tânia Costa Caldas - Integrante / Vânia Jaciara Bispo Costa - Integrante / Ana Paula Miranda Guimarães - Integrante / Ana Lucia Albuquerque Costa Pereira Amarante - Integrante / Emilio Lanna - Integrante / Paulo Inácio de Knegt López de Prado - Integrante / Wellington Bittencourt-dos-Santos - Integrante / Renata Pardini - Integrante / Ricardo Ferreira Machado - Integrante / Diego F. Valderrama-Pérez - Integrante / Victor Montalvão Moreno - Integrante / Lucas Medeiros Silva - Integrante / Lúcia Carvalho Neco - Integrante / Amanda Amantes - Integrante / Kátia de Araújo Carmo - Integrante / Vanderson de Souza Costa - Integrante / Rodolfo Porto - Integrante / Gustavo Crusoé - Integrante / Breno Pascal Brito - Integrante / Erika Patrícia Daza-Pérez - Integrante / Gustave Gilles Lopez - Integrante / Henrique Batalha Filho - Integrante / Priscila Silva de Figueiredo - Integrante / Talita Pereira Gomes - Integrante / Paula Carvalhal Lage von Buettner Ristow - Integrante / Fabiana Oliveira da Silva - Integrante / Lídia Maria Pires Soares Cardel - Integrante / Selene Siqueira da Cunha Nogueira - Integrante / Sérgio Luiz Gama Nogueira Filho - Integrante / Francisca Soares de Araujo - Integrante / Adriano de Oliveira Sampaio - Integrante / Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella - Integrante / Felipe Lima - Integrante / Tasso Menezes - Integrante / Luana Poliseli Ramos - Integrante / Franco Porto - Integrante / Bruno Althoff - Integrante / Juliana Fonseca - Integrante / Jocenilda Guimarães dos Santos - Integrante / Rafael Piedade Félix - Integrante / Gabriela Vanegas De La Rosa - Integrante / Adielle Almeida - Integrante / Clara Dourado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 51.
  • A professora Claudia de Alencar Serra e Sepúlveda deu continuidade ao desenvolvimento de 2 projetos de pesquisa: Investigação Colaborativa sobre Materiais Curriculares Educativos para as Relações Étnico-Raciais baseados na história do racismo científico (Investiga o desenvolvimento de Materiais Curriculares Educativos para educação das relações étnico-raciais, baseados na história do racismo científico, por meio dos marcos teórico-metodológicos da pesquisa colaborativa e pesquisa de desenvolvimento educacional) e Análise do racismo científico e da alterização no contexto contemporâneo como base para propostas inovadoras de ensino sobre diversidade genética humana (De caráter interdisciplinar, busca analisar o racismo científico e processos de alterização no contexto contemporâneo, especificamente nos desenvolvimentos nos campos da genética e das neurociências, como base para a construção e teste de inovações educacionais sobre diversidade humana. Metodologias historiográficas próprias da história das ciências serão aplicadas para a seleção de fontes e momentos/episódios históricos para estas análises. O desenvolvimento das inovações educacionais está sendo investigado nos marcos teórico-metodológicos da pesquisa de planejamento educacional.
  • O professor Ecivaldo de Souza Matos deu continuidade a 3 projetos:

1) Raciocínio Computacional em prática: desenvolvendo criatividade, criticidade e logicidade nos anos finais do ensino fundamental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6). Integrantes: Ecivaldo de Souza Matos - Coordenador / Ranansamir Sousa da Silva - Integrante / Juliana Maria Oliveira dos Santos - Integrante / Diego Zabot - Integrante / Leonardo Ribeiro Azevedo - Integrante / Saulo Ribeiro de Andrade - Integrante / Cláudia Borges Coutinho - Integrante / Carlos Sergio Coelho Serra - Integrante / Gracielle Oliveira Tavares - Integrante. Financiador(es): Fundacão Itau Social - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6

2) Retraçando rotas, compondo territorialidades: o uso da tecnologia no ensino de história das diásporas africanas para o ensino médio (Edital Universal/CNPq). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Integrantes: Ecivaldo de Souza Matos - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Sarah Leite Lisbão Machado Diniz - Integrante / Cleber dos Santos Vieira - Integrante / Érica Aparecida Kawakami Mattioli - Integrante / Maria Isabel Mena Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

3) A presença e a atuação de Negras e Negros na Ciência da Computação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1). Integrantes: Ecivaldo de Souza Matos - Coordenador / Ana Carolina Cerqueira Ferreira - Integrante / Juliana Maria Oliveira dos Santos - Integrante / Emilayne Feitosa Corlett - Integrante / Robson Santos Souza - Integrante / Tatiana Cordeiro do Nascimento - Integrante / Paloma Marques Ferreira de Jesus - Integrante / Victor Edvani de Oliveira - Integrante.

Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8

  • O professor Edilson Fortuna de Moradillo iniciou a coordenação do projeto fundamentos filosóficos e educacionais para uma ação pedagógica na perspectiva sócio-histórico, que visa apresentar e discutir os princípios filosóficos, educacionais e pedagógicos gerais que fundamentam o ensino de ciências/química uma perspectiva sócio-histórica, isto é, como fruto da práxis humana ao longo da história, a partir da realidade objetiva e materialmente determinada, objetivando dar conta da nossa existência e reprodução social. Pretende disponibilizar elementos teórico-metodológico-pedagógicos para instrumentalizar os participantes para uma ação pedagógica na contemporaneidade, em todos os níveis de ensino, consubstanciada numa perspectiva crítico-dialética da realidade social. 1) Saúde, lazer e alimentação dentro de relações capitalistas de produção da nossa existência. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Integrantes: Edilson Fortuna de Moradillo - Coordenador / Hélio Oliveira Pimentel - Integrante / Silvana Trinchão Costa-Integrante.
     
  • O professor Elder Sales Teixeira deu continuidade, em 2021, aos projetos:

1) Produção e Análise de Intervenções Didáticas para o Ensino de Física (visa desenvolver, aplicar e analisar os efeitos de um conjunto de sequências didáticas sobre diversos temas de Física (Gravitação Universal de Newton, Cinemática, Fator de Potência, Mecânica Quântica dentre outros) aplicadas tanto nos níveis médio como superior de ensino, com inspiração na estratégia Design Research). Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7). Integrantes: Elder Sales Teixeira - Coordenador / Josebel Maia dos Santos - Integrante / Eider de Souza Silva - Integrante / Klayton Santana Porto - Integrante / Almiro Ferreira Santana - Integrante / Giulianne Nayara Lima da Silva - Integrante / Mônica Silveira - Integrante / Rafaelle da Silva Souza - Integrante / Roberto Luiz Kruger - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3.

2) Ciência como cultura na educação básica: uma investigação sobre a história e filosofia das ciências no currículo de ciências (visa realizar uma revisão crítica e sistemática sobre os debates acerca da abordagem de aspectos gerais e de outras abordagens mais complexas (como a de semelhança de família) no ensino sobre a natureza da ciência (NOS); realizar revisão sobre debates na historiografia da ciência versando sobre o diálogo entre estudos locais e conceitos mais gerais no âmbito da história da ciência; conduzir estudos de desenvolvimento, orientados pela abordagem teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, e em colaboração com professores da educação básica, visando testar sequência didática inspirada na progressão de aprendizagem e nos resultados do estudo de estado-da-arte realizado na etapa 1; e desenvolver, com base nos estudos de desenvolvimento realizados nesta etapa, materiais instrucionais baseados na sequência didática investigada. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4). Integrantes: Elder Sales Teixeira - Integrante / Olival Freire Jr - Coordenador / Charbel Niño El-Hani - Integrante / Claudia Sepúlveda - Integrante / Andréia Maria Pereira de Oliveira - Integrante / Indianara Lima Silva - Integrante / José Fernando Moura Rocha - Integrante.

  • A professora Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein deu continuidade a 2 pesquisas: Educação Química em uma Instituição Tecnológica: Articulando Aspectos Sociocientíficos e Química Verde (visa levantar e discutir trabalhos na literatura que articulam teorias e práticas da Química Verde (QV) com aspectos sociocientíficos (ASC) ao e no Ensino de Química/Ciências, com um olhar particular às imbricações com a educação tecnológica na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Com esse levantamento, busca-se subsidiar uma posterior análise e avaliações da percepção de sujeitos em processo formativos e também em livros e materiais didáticos do ensino superior) e Habilidades cognitivas exigidas na avaliação do ENADE: impactos no Projeto Político Pedagógico nos cursos de Química (envolve a análise das operações cognitivas envolvidas em uma taxonomia das tarefas exigidas pelos alunos ao tentarem solucionar as questões/atividades referidas as habilidades cognitivas a serem desenvolvidas nos cursos; a análise de documentos tendo como objeto os relatórios do ENADE com relação a análise quantitativa e qualitativa do desempenho dos graduandos para os respectivos cursos das 4 instituições envolvidas; a análise de documentos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos das instituições envolvidas em termos das habilidades cognitivas; entrevistas semi-estruturadas do corpo docente de cada instituição envolvida na formação dos graduandos.
  • O professor Fábio Pessoa Vieira tem dois projetos de pesquisa atuais:
  1. inctAmbtropic - Fase II - GT4.0 -  Impactos do derrame de óleo nos ecossistemas e nas comunidades humanas na costa NE brasileira afetadas pelo acidente órfão de petróleo de 2019 - Ação Emergencial do Programa Ciência no Mar (MCTI). Este projeto tem como objetivo realizar uma avaliação integrada dos impactos sofridos pelos ecossistemas e pela população da região costeira advindos do vazamento órfão que atingiu o NE e parte do SE brasileiros. Almejamos avaliar os impactos do ponto de vista de contaminação de organismos chave dos ecossistemas de praias, manguezais e recifes de corais e do sedimento, ao longo de um período de 12 meses. Nossa rede, estabelecida pela Ação Emergencial do Programa Ciência no Mar (MCTI-CNPq), num acordo com o INCT PRO-OCEANO e INCT MAR-COI, executa o projeto em conjunto com INCT TeraNano, com o PELD Costa dos Corais - Alagoas, com o PELD Tamandaré Sustentável, além de três projetos financiados pelo programa Entre Mares CAPES, Avaliação dos impactos do derrame de óleo em manguezais utilizando ferramentas geoquímicas e eDNA, Impacto na saúde do derramamento do petróleo na costa da Bahia e Impactos Socioeconômicos do Derramamento de Óleo e Estratégias de Resiliência em Comunidades Pesqueiras do Município de Canavieiras, no Sul da Bahia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. .Alunos envolvidos: Graduação: (7). Integrantes: Fábio Pessoa Vieira - Integrante / RUY KENJI PAPA DE KIKUCHI - Coordenador / MIGUEL DA COSTA ACCIOLY - Integrante.
  2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CAMINHO SUSTENTÁVEL EM UMA RESEX. O presente projeto pretende apresentar uma discussão em torno do envolvimento ambiental possibilitando uma forma diversa de produção do conhecimento, mais especificamente na perspectiva de romper com o conceito de desenvolvimento sustentável, descrevendo um caminho sustentável na Educação Ambiental em uma perspectiva de comprometer-se epistemologicamente com outra possibilidade de construção das relações ambientais. Para isso, a trajetória escolhida é compreender as percepções e a relação do ser humano com o ambiente, considerando como ponto deflagrador para tal o envolvimento com o lugar. Esse envolvimento é construído como uma perspectiva crítica à sociedade moderna e cientificista e a sua concepção de desenvolvimento, que implica na degradação da natureza. Logo, pensar a partir do envolvimento é compreender que há uma diversidade de experiências humanas a partir da relação de intimidade e de pertencimento que determinadas comunidades possuem com o lugar e com a natureza. Dessa maneira, a perspectiva que se buscará neste estudo será, a partir da percepção de diversos sujeitos, em uma reserva extrativista, localizada em Canavieiras, sul da Bahia ?, e com a inspiração e aplicação do método fenomenológico, compreender que há um caminho sustentável que pode ser elaborado em um diálogo de saberes, destacando-se a possibilidade de se pensar uma educação constituída pelos sujeitos a partir de suas vivências. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Integrantes: Fábio Pessoa Vieira - Coordenador. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Integrantes: Fábio Pessoa Vieira - Coordenador.
  • A professora Geilsa Costa Santos Baptista deu continuidade à coordenação de 2 projetos:

1)  A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO INTERCULTURAL DE CIÊNCIAS COMO CONTRIBUTO PARA O EMPODERAMENTO CIENTÍFICO E TOMADA DE DECISÕES: ESTUDO DE CASO, em que visa descrever e fomentar a formação docente e ensino intercultural de ciências naturais e biologia como forma de contribuir para o empoderamento científico e a tomada de decisões por parte dos estudantes pertencentes às comunidades tradicionais, especificamente agricultores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (5). Integrantes: Geilsa Costa Santos Baptista - Coordenador / Eraldo Medeiros Costa Neto - Integrante / Helenadja Mota Rios - Integrante / Dirlane Gomes e Silva - Integrante / Jairo Robles Piñeros - Integrante / Ana Caroline Maia Barboza - Integrante / Frederik Moreira dos Santos - Integrante / Geane Machado Araujo - Integrante / Aluska da Silva Matias - Integrante / Bianca Rabelo Silva - Integrante / Monalisa de Freitas Cardoso - Integrante / Soély Michelly Maia Borges - Integrante / Ritali Vitória Rabelo - Integrante / Katiuska Luzia da Silva Lima - Integrante / Gabriely Dias Ângelo Manetta - Integrante / Emanuele Maria Leite Suzart - Integrante / Brenda Santos de Sousa - Integrante.

2) A etnobiologia, a história e a filosofia das ciências na formação de professores de ciências para a diversidade cultural: estudo comparativo entre Brasil e Portugal (visa conhecer as concepções, expectativas, dificuldades e necessidades dos licenciandos e professores dos de ciências com relação à formação do professor e o ensino de ciências para a diversidade cultural, envolvendo aí questões da etnobiologia, da história e a filosofia das ciências para o ensino de ciências; estabelecer relações de semelhanças e de diferenças entre as realidades do ensino de ciências e formação de professores (inicial e continuada) para a diversidade cultural de ambos os países; Elaborar e implantar cursos de formação de professores para a diversidade cultural no Brasil e em Portugal. Neste sentido, pretende-se o envolvimento de mestrandos e doutorandos da Universidade do Minho (Pt), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Br) e da Universidade Federal da Bahia (Br). Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geilsa Costa Santos Baptista - Coordenador / CARVALHO, GRAÇA SIMÕES DE - Integrante / Josenaide Alves da Silva - Integrante / karina Vieira Martins - Integrante / Aluska da Silva Matias - Integrante / Camilla Ferreira Amorim - Integrante / Maria Laura Souza Silva - Integrante / Maria das Graças de Santana Bispo - Integrante / Jeferson Lima Lopes - Integrante / JAckeline Nunes dos Santos Pessoa - Integrante / Camila Cunha - Integrante. Número de produções C, T & A: 14

  • O professor Gustavo Rodrigues Rocha deu continuidade ao desenvolvimento de dois projetos: 1) Visões de Mundo 5: Realismo e Antirealismo na Computação/ Informação Quântica: como chegamos a conceber o universo como um computador quântico (visa, através de pesquisa empírica específica (consulta a arquivos, entrevistas e fontes secundárias), delinear uma história cultural da informação/computação quântica e como essa tem se tornado uma ideia-tema (Lovejoy) ou uma episteme (Foucault): algo como uma visão de mundo, uma fatia da história comum a todos os campos do saber); e 2) Visões de Mundo 4: Um História Crítica das Epistemes Modernas e Contemporâneas: epistemes rejeitadas, visões de mundo e a questão do sentido, entre o transhumanismo e o superhumanismo (parte da hipótese de que pode-se aprender mais sobre a história da epistemologia moderna ao se focar nas epistemes rejeitadas, aquelas formas de saberes que foram (ou que são) rejeitadas no sistema de saber moderno; trata-se de um estudo transdisciplinar com diálogo entre i) história das ciências e estudos de gênero, ii) história das ciências e estudos pós-coloniais e subalternos, iii) história das ciências e o oculto/ místico/ paranormal/ hermético, iv) história das ciências e das religiões e v) história das ciências e da tecnologia e a teoria sistema-mundo. O objetivo é buscar uma categoria mais geral que inclua (mas transcenda) essas categorias particulares. Também apresentou 1 trabalho online: A mente além do cérebro e a busca pelo sentido do mundo.
  • O professor Hélio da Silva Messeder Neto deu continuidade ao desenvolvimento de 2 projetos: 1) O ensino de química para deficientes visuais: estudo e construção de material didático a partir da pedagogia histórico-crítica e da escola de Vigotsk (visa analisar os estudos desenvolvidos pela pedagogia histórico-crítica e pela psicologia histórico-cultural no âmbito da deficiência visual e apontar as principais contribuições teóricas para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos de Química; objetiva, ainda, elaborar materiais didáticos adaptados aos deficientes visuais para o ensino de conceitos químicos, subsidiados pelas contribuições teóricas da pedagogia histórico-crítica e pela psicologia histórico-cultural). Alunos envolvidos: Graduação: (1). Integrantes: Helio da Silva Messeder Neto - Coordenador / Lorena Souza - Integrante.; e 2) Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências: Contribuições para a prática pedagógica (visa trazer elementos para a prática pedagógica do ensino de química a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. A partir da investigação da tríade forma-destinatário-conteúdo, buscamos entender aspectos para a mediação didática da pedagogia histórico-crítica sem que o método materialista histórico-dialético seja perdido de vista. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3). Integrantes: Helio da Silva Messeder Neto - Coordenador / Helen Noguira Messeder - Integrante / Maisa Tavares Silva - Integrante / Luis Eduardo Reis - Integrante / Victor Ferreira Dias Santos - Integrante / Ingrid Silva de Andrade - Integrante / Izadora dos Santos Pires - Integrante.
  • A professora Indianara Lima Silva deu continuidade a 2 projetos: 1) Ciência como cultura na educação básica: uma investigação sobre a história e filosofia das ciências no currículo de ciências (visa realizar uma revisão crítica e sistemática sobre os debates acerca da abordagem de aspectos gerais e de outras abordagens mais complexas (como a de semelhança de família) no ensino sobre a natureza da ciência (NOS); realizar revisão sobre debates na historiografia da ciência versando sobre o diálogo entre estudos locais e conceitos mais gerais no âmbito da história da ciência; conduzir estudos de desenvolvimento, orientados pela abordagem teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, e em colaboração com professores da educação básica, visando testar sequência didática inspirada na progressão de aprendizagem e nos resultados do estudo de estado-da-arte realizado na etapa 1; e desenvolver, com base nos estudos de desenvolvimento realizados nesta etapa, materiais instrucionais baseados na sequência didática investigada). Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4). Integrantes: Indianara Lima Silva - Integrante / Olival Freire Jr. - Coordenador / Climério Paulo da Silva Neto - Integrante / Elder Sales Teixeira - Integrante / Andreia Oliveira - Integrante / Claudia Sepulveda - Integrante / Gustavo Rodrigues Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. 2) História das Mulheres nas Ciências: Cenário Nacional e Internacional (visa contribuir para uma nova historiografia das ciências, com mais diversidade de sujeitos e narrativas; se dedica a analisar a trajetória e as contribuições científicas de mulheres para as ciências a partir de literatura primária e secundária. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3). Integrantes: Indianara Lima Silva - Coordenador / Angevaldo Maia Filho - Integrante / Carolina Queiroz - Integrante / Taneska Santana - Integrante / Andrea Cunha - Integrante / Laura Sued - Integrante.
  • O professor João Carlos Salles Pires da Silva deu continuidade ao projeto Conhecimento, análise e ação: A teoria da normatividade télica na epistemologia de Ernest Sosa, em que visa acompanhar os passos dados por Ernest Sosa para a construção bastante original dessa teoria da normatividade télica no campo outrora aberto por sua epistemologia das virtudes. Acompanhar significa, especificamente, entre outras coisas: (i) descrever, prospectiva e retrospectivamente, os passos dados pela obra, enquanto corpus teórico com démarche específica, sobretudo segundo a sucessão de análises do conhecimento; (ii) restabelecer os principais debates e os enigmas que serviram à imaginação analítica de Sosa na transformação de sua epistemologia em uma teoria da normatividade télica; (iii) destacar sua contribuição específica ao debate sobre modalidades epistêmicas, como sensitivity, safety e relevância do conhecimento; e, enfim, (iv) debater sua mais recente produção teórica, na qual importam, por exemplo, as noções de suspension as spandrel e de default assumptions. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: João Carlos Salles Pires da Silva - Coordenador / André de Jesus Nascimento - Integrante / Rafael Fernandes Mendes dos Santos - Integrante / Thiago Dória - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
  • O professor Jonei Cerqueira Barbosa deu continuidade ao desenvolvimento de 2 projetos: 1) A matemática para o ensino na formação inicial de professores por meio do estudo do conceito (visa investigar como licenciandos reorganizam a matemática para o ensino de conceitos matemáticos através da modalidade denominada de estudo do conceito). Integrantes: Jonei Cerqueira Barbosa - Coordenador / Graça Luzia Dominguez Santos - Integrante / Victor Augusto Giraldo - Integrante / Bharath Sriraman - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.; e 2) Um estado da arte sobre a pesquisa em conhecimento matemático para o ensino e/ou matemática para o ensino (inventariar e sistematizar pesquisas que tiveram como foco o CMpE e/ou a MpE; identificar, descrever e sistematizar os resultados convergentes e divergentes na literatura, de modo a evidenciar as lacunas e, assim, subsidiar as pesquisas futuras da área; extrair implicações e/ou recomendações para os processos de formação de professores de matemática. Integrantes: Jonei Cerqueira Barbosa - Coordenador. Financiador(es): Conselho  Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • O professor José Luís de Paula Barros Silva deu continuidade ao projeto Contribuições da formação inicial de professores de química para a docência (investiga as contribuições dos conhecimentos curriculares estudados durante a formação inicial para a prática docente de professores de química. Considera-se que o currículo da formação inicial de professores pode ser descrito como constituído por conhecimentos de quatro tipos, a saber: Conhecimentos Psicopedagógicos, que fornecem uma concepção de educação, em geral, e dos processos psicológicos envolvidos; Conhecimentos do Conteúdo de Ensino, que nos informam sua contribuição para o processo educativo; Conhecimentos do Contexto, que nos dão as condições em que o processo educativo deverá se desenvolver; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, que nos orienta acerca de como ensinar determinado conteúdo em determinado contexto, a partir dos outros três componentes. Com base nessa proposta, busca-se identificar a relevância de cada tipo de conhecimento e as articulações realizadas por professores iniciantes na docência.
  • O professor Juan Manuel Sánchez Arteaga deu continuidade a 2 projetos: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Charbel Nino El Hani em 15/01/2018. Integrantes: Juan Manuel Sánchez Arteaga - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador. Exposições científicas (vinculado ao INCT IN-TREE (CNPq/FAPESB), o projeto envolve a realização de exposições científicas são construídas e organizadas em colaboração com estudantes de graduação e pós‐graduação dos cursos por eles oferecidos, tendo consequências, assim, também para a formação destes estudantes); Investigação Colaborativa sobre Materiais Curriculares Educativos para as Relações Étnico-Raciais baseados na história do racismo científico (busca sistematizar a colaboração entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de duas universidades públicas e professores-pesquisadores da educação básica no desenvolvimento e na investigação de inovações voltadas para a educação das relações étnico-raciais); A análise do racismo científico e da alterização no contexto contemporâneo como base para propostas inovadoras de ensino sobre diversidade genética humana (busca analisar o racismo científico e a alterização no contexto contemporâneo como base para propostas inovadoras de ensino sobre diversidade genética humana). Também realizou a seguinte apresentação online: Zoológicos humanos, racismo disfarçado de ciência para as massas no século XIX.
  • A professora Katemari Diogo da Rosa deu continuidade ao desenvolvimento do projeto: 1) O uso de NTICs para uma Física decolonial: cientistas negras e negros na divulgação científica e em recursos educacionais abertos (projeto que se coloca como uma possibilidade de enfrentamento ao racismo através do desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA); e 2) Contando Nossa História Negras e Negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil, em que visa produzir um debate teórico relacionando a literatura sobre REA, divulgação científica e decolonialidade; adotando métricas de alcance de informação por redes sociais, após a distribuição dos materiais produzidos no âmbito do projeto, será avaliado o potencial de visibilidade de cientistas negras e negros no estado da Bahia. 
  • O professor Luca Tateo deu continuidade aos projetos: Desenvolvimento de métodos para o estudo das dinâmicas psicossociais e educacionais de comunidades em situação de vulnerabilidade social na perspectiva da psicologia semiótico-cultural (visa compreender como o significado da “pobreza” e o poder para construir diferentes significados está em jogo nas atividades cotidianas e como isso afeta a identidade e o sucesso dos jovens na educação, considerando o papel da comunidade (habitada por pessoas pertencentes às camadas populares), adotando, a fim de compreender o processo de construção de significado, a perspectiva da psicologia cultural das dinâmicas semióticas (Valsiner 2014), uma abordagem metodológica inovadora, nunca antes utilizada na psicologia brasileira); Sob o signo da pobreza: dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas de camadas populares a partir da perspectiva da psicologia semiótico-cultural [Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 28/2018] (visa analisar as dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas de camadas populares na transição entre diferentes contextos socioculturais em três diferentes centros urbanos na Bahia); Jogos e aprendizagem de conceitos químicos: um estudo a partir da memória e imaginação (visa descrever como a memória e imaginação atuam no processo de aprendizagem, no engajamento no jogo educativo, sendo que os jogos elaborados e utilizados na investigação serão disponibilizados para download gratuitamente, para professores e alunos).
  • O professor Luiz Márcio Santos Farias deu continuidade a vários projetos, destacando-se: Observatório de Práticas Inclusivas : Pesquisa e Intervenção Escolar (visa estudar as práticas dos atores (estudantes e professores) na SEI (Sala de aula da Escola Inclusiva) e alguns dos efeitos dessas práticas sobre as ações dos atores, sobre o ensino e o aprendizado dos estudantes em uma sala de aula inclusiva, dedicando uma atenção especial a práticas inclusivas;  A Escola de Altos Estudos (EAE)-CAPES; formação para prática interdisciplinar docente: construção de tarefas por mediação tecnológica e conteúdos para web no ensino de matemática e química (busca-se investigar, a partir de uma proposta de formação docente interdisciplinar do professor de Matemática e de Química vinculada a este, visando a construção de tarefas com mediação tecnológica, o alcance do referido dispositivo de formação, o que figura no campo dos sistemas antropológicos didáticos, como uma problemática possibilística, ou seja, investigar se nesses moldes uma proposta de formação promove e de que forma isso ocorre, alguma modificação nas praxeologias matemáticas, químicas e didáticas dos professores participantes; Formação Interdisciplinar em História, Matemática e Ciências Naturais: A Teoria Antropológica do Didático para uma Integração das Contribuições Africanas e Povos da Diásporas às Práticas de Professores(as) (busca-se analisar as influências de um modelo epistemológico de referência (MER) para formação docente inicial e/ou continuada, pautada na noção de multiculturalidade e interculturalidade, de modo a integrar a educação das relações étnico-raciais a partir de questões político-sociais nas práticas didáticas de professores e/ou futuros professores de Matemática, Ciências Naturais e História); Análises de práticas em avaliação formativa em ambientes virtuais na construção do conceito de limites de funções de uma variável real (projeto motivado  pelo alto índice de evasão e reprovação nos cursos de Cálculo Diferencial e Integral. Investiga a construção do conceito de limites através da avaliação formativa tendo como suporte um ambiente virtual de aprendizagem); A Matemática e os primeiros anos escolares: Processos de internacionalização, Institucionalização, profissionalização e circulação, 1880-1970 (envolve pesquisa histórica desenvolvida por pesquisadores do Brasil e também do exterior, cujo propósito é a investigação a respeito dos processos de internacionalização, institucionalização, profissionalização e circulação referentes à matemática na escola primária no período estabelecido para pesquisa.
  • A professora Lynn Rosalina Gama Alves coordenou, em 2021, vários projetos:

1) Plataformas Digitais de Ensino: um estudo de caso da interação dos docentes da UFBA, UNEB, IFPB e IF Baiano. Descrição: Vivemos um momento marcado pela pandemia do SARS-COV-2 que impulsionou em distintos países a opção por plataformas digitais para mediar os processos de ensino aprendizagem através do que vem sendo denominado de Ensino Remoto. Nesse contexto, as empresas denominadas por GAFAM (Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft), ampliaram sua corrida para oferecer aos sistemas educacionais espaços de aprendizagem digitais para atender a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Destas empresas, a Google vem se destacando com o Google Education, através do Google Classroom, tanto em países do Norte Global, como o Canadá ou do Sul Global como Brasil e África. Considerando esse contexto, o presente projeto pretende investigar os estados da plataformização na educação na UFBA, no que se refere a aderência a GAFAM, suas infra-estruturas, modelos de negócios, governanças e práticas e affordances, contribuindo para tornar mais transparente esses ambientes e subsidiar processos de decisão de uso, mediações pedagógicas e gestão de ensino aprendizagem. Para tanto, realizaremos uma investigação de base qualitativa que envolve a interação e análise das plataformas indicadas pelos docentes, bem como entrevistas semi-estruturadas com os professores da UFBA que aceitarem participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa serão socializados através de relatórios, publicações, apresentações em seminários e em cursos de formação docentes com o objetivo de construir um olhar crítico para mediação das Plataformas digitais de ensino. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (11). Integrantes: Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Giulia Fraga - Integrante / Juliana Moura - Integrante / Romero Mendes Freire de Moura Júnior - Integrante / Velda Gama Alves Torres - Integrante / William de S. Santos - Integrante / Elias Bittencourt - Integrante / Isa Beatriz da Cruz Neves - Integrante / Carmen Lima - Integrante / Murilo Boratto - Integrante / Deise Juliana Francisco - Integrante / David Santana Lopes - Integrante / Beatriz Oliveira de Almeida - Integrante / Suiane Costa - Integrante / Allan Thales Ramos Oliveira - Integrante / Davi Gama de Mattos - Integrante / Ana Carolina Marques de Queiroz Branco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2) Ciência, Tecnologia e Cultura: delineando novas práticas de aprender e ensinar Ciências através da produção de documentários (projeto de desenvolvimento e de investigação, voltado para a produção de um documentário com o tema Ciência, Tecnologia e Cultura, se constituindo em um aparato tecnológico, cultural e inovativo que visa contribuir para o letramento e difusão científica, analisando especialmente, suas contribuições no universo escolar);

3) Jogos e narrativas seriadas televisivas: delineando novas práticas de aprender e ensinar Ciências (visa o ensino de ciências mediado por produtos da cultura pop). Também participou do projeto Educação Colaborativa em Ação Nordeste: EDUCA  Nordeste (aprovado na chamada pública MEC-MCTIC no. 01/2019 (visa envolver 2.854 estudantes da Educação Básica e 122 docentes das escolas públicas de Salvador.

  • O professor Marco Antonio Leandro Barzano deu continuidade ao projeto Investigação Colaborativa sobre Materiais Curriculares Educativos para as Relações Étnico-Raciais baseados na história do racismo científico (que investiga o desenvolvimento de Materiais Curriculares Educativos para educação das relações étnico-raciais, baseados na história do racismo científico, por meio dos marcos teórico-metodológicos da pesquisa colaborativa e pesquisa de desenvolvimento educacional (educational design research).
  • O professor Olival Freire Júnior coordenou vários projetos, entre eles: Colosso com pés de barro: Uma história da controvérsia sobre as interpretações e os fundamentos da Física Quântica (visa como resultado maior um estudo sistemático dessa história na forma de uma obra coletiva, a produção de um Handbook, com publicação já contratada com a Oxford University Pres. Envolve investigação de natureza histórica, mas com implicações filosóficas, sobre a própria existência de uma controvérsia longa e inconclusa nos fundamentos da física do século XX assim como de reflexão de natureza historiográfica sobre a produção histórica existente sobre o tema; 2) David Bohm - Uma vida dedicada ao entendimento do mundo quântico (visa produzir uma narrativa biográfica da vida e obra científica de David Bohm, envolvendo tanto síntese do já produzido quanto pesquisa nova, que se aproxime dos padrões correntes que as disciplinas históricas demandam do gênero biografia; 3) Ciência como cultura na educação básica: uma investigação sobre a história e filosofia das ciências no currículo de ciências (visa realizar uma revisão crítica e sistemática sobre os debates acerca da abordagem de aspectos gerais e de outras abordagens mais complexas (como a de semelhança de família) no ensino sobre a natureza da ciência (NOS), realiza revisão sobre debates na historiografia da ciência versando sobre o diálogo entre estudos locais e conceitos mais gerais no âmbito da história da ciência, conduzir estudos de desenvolvimento, orientados pela abordagem teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, e em colaboração com professores da educação básica, visando testar sequência didática inspirada na progressão de aprendizagem e nos resultados do estudo de estado-da-arte; e desenvolver, com base nos estudos de desenvolvimento, materiais instrucionais baseados na sequência didática investigada); 4) História, filosofia e ensino das ciências no século XX (examina episódios da história das ciências, particularmente física, astronomia, química e biologia, entre o final do século XIX e o longo do século XX, buscando desvendar o processo de produção da ciência como prática cultural, envolvendo seus conceitos, pressupostos epistemológicos e implicações filosóficas experimentos, instrumentação e contextos institucionais, profissionais e culturais em geral, bem como examinar como o conhecimento de tais práticas pode contribuir para o ensino das ciências, seja pela melhoria da sua aprendizagem, como fator motivacional, ou ainda, como componente de crítica cultural.
  • A professora Rejane Maria Lira-da-Silva mantém atividades de cooperação com o Museu Biológico do Instituto Butantan (São Paulo - SP), Instituto Vital Brazil (Niterói-RJ) e Fundação Ezequiel Dias (Belo Horizonte - MG), dando continuidade à coordenação de vários projetos em 2021: 1) De grão em grão: a educação pela comunicação em escolas de comunidades tradicionais e quilombolas (visa consolidar uma Rede Colaborativa entre a Educação Básica e a Universidade, associando o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a produção de conhecimento na área das Tecnologias Educacionais e da Comunicação em escolas de comunidades tradicionais e quilombolas, com fins ao fomento de uma Cultura Científica para inclusão social, pautado na Comunicação Popular); 2) Rede colaborativa universidade-escola de educação, vocação e divulgação científica na Bahia, que visa estimular a Educação Criativa entre Estudantes e Professores das Escolas parceiras para a produção de materiais educativos, tais como: Experimentos, Jogos, Vídeos Científicos, Modelos Didáticos, entre outros; Conceber, produzir e divulgar materiais educativos lúdicos na área das Ciências Naturais como um instrumento pedagógico facilitador no processo ensino-aprendizagem; Consolidar o uso das mídias e redes sociais, assim como o uso de celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos eletrônicos, para a produção de materiais didáticos como Tecnologias da Informação e Comunicação e implantar a Educomunicação como uma inovação na interrelação entre a educação e a comunicação para aprender a utilizar os meios e processos de comunicação e informação com vistas à prática da cidadania);  3) Os bichos do museu vão à escola (conjunto de ações educativas para fortalecer e consolidar a gestão museal e o setor educativo do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos, da UFBA (NOAP/UFBA), promover uma articulação com o Instituto Butantan/SP, Instituto Vital Brazil/RJ, Fundação Ezequiel Dias e Casa de Vital Brazil/MG), capacitando estudantes/profissionais para a atuar em museus de C&T, com ênfase na preservação dos acervos e memória do conhecimento e da fauna de animais peçonhentos na Bahia.
  • A professora Rosiléia Oliveira de Almeida coordenou, em 2021, atividades ligadas aos projetos: 1) Conhecimento etnoecológico local como fundamento de inovação educacional para ensino de ciências intercultural (visa a promoção do diálogo entre conhecimentos científicos e tradicionais nas aulas de Ciências Naturais e a pesquisa de desenvolvimento de inovações didáticas em comunidades tradicionais, em Siribinha e Poças, pertencentes ao município do Conde-BA. Contempla o estudo do conhecimento etnoecológico de pescadores e marisqueiras do povoado; e construção colaborativa de inovações educacionais com professoras locais); 2) Princípios para o ensino da história e filosofia das ciências e das técnicas na perspectiva intercultural: objetos, gestos e palavras nas maneiras de fazer a cachaça e outras bebidas destiladas. Descrição: Pesquisa em torno da construção colaborativa de princípios que possam fundamentar a organização de propostas curriculares para o ensino de ciências com enfoque crítico das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que incorporem uma concepção adequada da ciência a partir dos aportes da história e da filosofia da ciência e das técnicas, em diálogo com a história social. Contempla a contribuição da história e da filosofia da ciência em inovações educativas transformadoras que levem em conta os sujeitos e seus ambientais naturais e (inter)culturais e promova a justiça cognitiva pelo respeito aos diferentes saberes como condição para a justiça socioambiental. A partir de pesquisa sobre o saber-fazer em torno da produção da cachaça e de outras ?águas-da-vida? em fontes históricas e na atualidade, no que se refere a quatro aspectos relacionados a inovações técnicas no processo produtivo (medida do grau alcoólico, limites de tolerância à sujeira, tamanho de vasilhames e usos socioculturais dos bens ambientais), pretendemos analisar as diferentes racionalidades empregadas em cada época e lugar e relacioná-las com as visões de mundo neles predominantes. Os dados produzidos por pesquisa em fontes históricas, complementados por incursão em campo, através de pesquisa com inspiração etnográfica, serão analisados tendo por método a análise de discurso na vertente francesa, uma abordagem promissora por inscrever o discurso na memória e na história e considerar que ele é perpassado por relações de poder. O conhecimento construído será tomado como referência para a proposição de princípios teóricos que possam fundamentar o desenho de abordagens didáticas interculturais que considerem as contribuições da história e da filosofia da ciência e das técnicas e da perspectiva CTSA. Assim, pretendemos promover um diálogo interdisciplinar entre os campos da história e da filosofia da ciência e das técnicas e o campo da educação científica; 3) Educar para transformar: investigações sobre estratégias de ensino para a formação de agentes virtuosos. Descrição: Cada vez mais tem sido questionado o papel da educação em ciências frente à existência de uma séria crise socioambiental e também de um afastamento entre a pesquisa acadêmica em educação e a prática pedagógica, sobretudo na escola básica. Uma educação tradicional-tecnicista, associada a métodos passivos e transmissivos, tem sido pouco eficaz para preparar os jovens para lidarem com os desafios contemporâneos, assim como não tem sido estimulante para eles, limitando seu engajamento cognitivo e comportamental nos processos de ensino e aprendizagem. O presente projeto dedica-se à investigação do desenvolvimento e implementação de inovações educacionais que visem a contribuir para a redução dos problemas mencionados. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4). Integrantes: Rosileia Oliveira de Almeida - Integrante / Liziane Martins - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Integrante / Nei de Freitas Nunes Neto - Coordenador / Dália Melissa Conrado - Integrante / Karolina Martins Almeida e Silva - Integrante / Alexandre Bagdonas - Integrante / Alexander Brilhante Coelho - Integrante / Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Danilo Cardoso Rodrigues Luiz - Integrante / Diego Marques Medeiros - Integrante / Jefferson Adriano Neves - Integrante / Fábio Marinelli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • O professor Waldomiro José da Silva Filho coordenou vários projetos, em 2021: 1) Ceticismo e Investigação. Descrição: Em Sexto Empírico o ceticismo é concebido um meio de investigação no combate ao dogmatismo, à precipitação, à arrogância e à indolência do espirito. Argumentos céticos são formulado quando nossa prática de avaliação epistêmica impõe a tarefa da reflexão da autoridade e condições epistêmicas. Este projeto trata da "epistemologia da investigação" do ponto de vista da tradição cética. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2). integrantes: Waldomiro José da Silva Filho - Coordenador / Plínio J Smith - Integrante / Juliomar Marques Silva - Integrante / Luis Fernando Munaretti da Rosa - Integrante / Alexandro Lima Miranda - Integrante. 2) Reflexão, Diálogo e Virtudes Epistêmicas: Uma Perspectiva Interpessoal sobre Reflexão (investiga o lugar e valor da reflexão na filosofia contemporânea, especialmente na epistemologia. (financiado por CAPES, CNPq, FAPESB). 3) Epistemology of the conversation. Descrição: This project will be developed during my internship as visiting researcher at the University of Cologne from June 2020 to May 2021. It is an investigation of the notion of conversation (or dialogue) as a " inquiry method". The main references are ancient skepticism, Plato (and the elenthic dialogues), Michel de Montaigne, H.-G. Gadamer, Donald Davidson, and the more recent works of Sanford Goldberg, Richard Moran and in Epistemology of Virtues and Epitemology of Vices. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4). Integrantes: Waldomiro José da Silva Filho - Coordenador. 4) Epistemic Reflection ((investiga o tema da reflexão no âmbito da Epistemologia, especificamente como um problema em torno da "justificação epistêmica"); Virtudes e Preferência Epistêmica (visa compreender um importante debate em epistemologia acerca do papel da reflexão na economia cognitiva de uma pessoa, sendo reflexão entendida como a capacidade de uma pessoa acessar, considerar, examinar, criticar seus próprios estados mentais intencionais de primeira-ordem; pretende-se explorar certas consequências desse trajeto e investigar uma nova via para resolver o problema da reflexão em epistemologia) e Agência Epistêmica e o Valor da Reflexão (CAPES/CNPq/FAPESB) (visa investigar o papel (se há algum) da reflexão na economia cognitiva de uma pessoa e o sentido da noção de agência epistêmica), discutindo a ideia de uma específica forma de performance epistêmica em que, em cenários que envolvem desafios céticos, um agente examina a confiabilidade dos processos de formação de suas crenças de primeira-ordem, procura formar uma visão coerente e compreensiva da própria experiência cognitiva e exerce um tipo de autonomia intelectual sobre suas crenças.
  • O professor Amilcar Baiardi mantém parceria com a EMBRAPA, a Academia de Ciências da Bahia e a Universidade Católica do Salvador (UCSAL), o que tem favorecido o desenvolvimento das pesquisas que coordena: Desenvolvimento Agropecuário no Novo Brasil Rural: Implicações para a pesquisa, estratégias institucionais e a formulação de políticas públicas; Condicionantes de Desenvolvimento Rural e História das Ciências Agrárias na Bahia e no Brasil. Ele publicou 3 livros, um deles como autor: Edivaldo Machado Boaventura Acadêmico polivalente, construtor institucional, gestor e propositor de políticas educacionais (SALVADOR: Academia de Ciências da Bahia, 2020. v. 1. 118p.); e dois livros como coautor: As incertezas na gestão da inovação e da competitividade. (Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 119p) e Ensaios sobre o Mundo Rural na Bahia: cooperação, capital social e agricultura familiar (Salvador: UCSAL Press, 2020. v. 1. 190p.).
  • A professora Ana Paula Miranda Guimarães desenvolveu em 2021 o projeto: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Descrição: O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, C&T&I, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A rede de laboratórios associados ao IN-TREE desenvolverá 13 projetos temáticos (PT), abordando questões de pesquisa na fronteira do conhecimento em ecologia e/ou evolução a partir de uma diversidade de abordagens, incluindo: (a) procedimentos empíricos (de laboratório e de campo; mensurativos e manipulativos) e teóricos (modelagem conceitual, matemática, computacional, estatística, evolutiva) com foco em métodos, substâncias/moléculas, genes, fisiologia, desenvolvimento, indivíduos, comportamentos, plasticidade fenotípica, populações, filogenias, interações ecológicas, comunidades, ecossistemas, propriedades dos ecossistemas, serviços ecossistêmicos, sistemas socioecológicos, e impactos; (b) métodos relacionados às áreas da epistemologia, ética, educação, sociologia, antropologia, comunicação e economia; (c) metodologias participativos relacionadas à interação com a sociedade. Além disso, serão desenvolvidos cinco projetos integradores (PI), transversais aos projetos temáticos, que estimularão as equipes dos PT a adorar perspectivas inter- e transdisciplinares nos campos da modelagem, epistemologia/ética, interação com sociedade, comunicação e inovação. Uma série de estratégias, que incluem a atuação do Comitê Gestor, o uso de tecnologias de informação e comunicação, seminários, estabelecimento de comitês interdisciplinares de orientação e promoção de cursos serão adotadas pelo IN-TREE para catalisar a atuação interdisciplinar e transdisciplinar dos laboratórios. Integrantes: Ana Paula Miranda Guimarães - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador.
  • O professor Luiz Carlos Soares deu continuidade ao projeto Sebastião Ferreira Soares e a Introdução da Ciência Estatística no Brasil do Século XIX (visa entender as possibilidades de atuação de um servidor público graduado na máquina administrativa do estado imperial brasileiro e características importantes do funcionamento do próprio estado). Também publicou o seguinte livro: A filosofia natural e experimental na Inglaterra do século XVIII: um diálogo com a historiografia acerca da ideia de "Ciência" na "Era das Luzes".  Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2020. v. 1. 186p.
  • A professora Cristina Penido deu continuidade aos seguintes projetos de pesquisa: Astronomia como leitura de mundo e motivação no ensino de física (estuda os discursos históricos para as possibilidades de utilizar elementos da astronomia como estratégias de ensino);
    Os letramentos na formação docente em física: representação das práticas discursivas acadêmicas em um curso de licenciatura (estuda o letramento a que estão submetidos os estudantes de física). Potencialidades do laboratório didático de ensino de física: para o ensino inclusivo para estudantes surdos (discute as atividades possíveis para a inclusão de estudantes surdos; O currículo da Física dentro do ensino médio integrado: a concepção dos professores, os documentos oficiais e implicações para o ensino (busca estabelecer um currículo para os cursos integrados); Discursos interdisciplinares na licenciatura : utilizando o cinema como mediador (estuda a utilização do Cinema nas salas de aula de física no ensino médio; O Discurso imagético no ensino de Física (discute a importância da imagem no ensino através dos discursos do professor seja no quadro , nos vídeos ou gestual); As Inter-relações entre a Física e a Matemática: Evidências em diálogos extemporâneos de Galileu, Newton e a Escola francesa na consolidação de uma abordagem para o Ensino de Física no Brasil (estuda como os diálogos extemporâneos e a didática francesa desembocam num ensino de física atual. Por uma historiografia feminista da Física: o papel de Lise Meitner na teoria da Fissão Nuclear (discute a história de Lise Meitner em diversos aspectos da sua vida profissional, enquanto mulher).
  • A professora Moema de Rezende Vergara deu continuidade, em 2020, aos projetos: 1) Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia (envolve o debate com /especialistas de várias áreas sobre o papel da divulgação das ciências sobre o problema das epidemias. 2) A produção, circulação e recepção da Carta de 1922 e os contextos científicos e culturais da territorialidade brasileira (visa a produção cartográfica em um momento chave para a compreensão de processos de afirmação política do Estado e da Nação brasileiras e, ao mesmo tempo, para a história da cartografia: a elaboração da Carta do Brasil ao Milionésimo (Carta de 1922), cuja publicação fez parte das comemorações do Centenário da Independência.
  • O professor Nei de Freitas Nunes Neto deu continuidade, assim como iniciou, vários projetos em 2021: 1) Educar para transformar: investigações sobre estratégias de ensino para a formação de agentes virtuosos (investiga o desenvolvimento e implementação de inovações educacionais que visem a contribuir para a redução dos problemas socioambientais (CNPq). 2) PROJETO PROLICEN (Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura) UFGD - Métodos inovadores no ensino de ciências: uma investigação sobre o uso de Questões Sociocientíficas na educação e as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (avalia princípios de design (usos de casos controversos, com questões orientadoras e objetivos de aprendizagem nas suas dimensões CPA), que favoreçam o aumento da participação dos estudantes e a mobilização de conteúdos, no contexto da educação básica, a partir de pressupostos da educação na perspectiva CTSA). 3) ECOAGRIS - Projeto de Educação em Ecologia, Agricultura e Saúde por meio de Sistemas Agroflorestais Urbanos. Descrição: A agricultura é uma atividade humana que tem relevante impacto sobre os ambientes e a saúde humana. Práticas agrícolas envolvendo monoculturas e uso intensivo de agrotóxicos, frequentemente associadas à fragmentação ou supressão de florestas nativas, tem causado redução e erosão da biodiversidade, contaminação de solo e água, assim como doenças nos seres humanos, entre outros problemas. Neste sentido, atividades de educação junto à população em geral, com relação a tais questões, relacionadas à produção de alimentos e à saúde humana tem grande potencial transformador, sobretudo nas áreas urbanas. O projeto está alinhado sobretudo ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 da ONU (Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável), mas também, em alguma medida, aos ODS 3, 4, 11, 12 e 13. Assim, o objetivo geral do projeto é contribuir para uma agricultura mais sustentável e para a promoção de saúde, na cidade de Dourados, por meio de atividades educativas e da implantação e manutenção de um Sistema Agroflorestal (SAF) em um terreno de 280m2, no Loteamento Vival dos Ipês 2, na região prioritária 5. Mediante uma metodologia participativa, será criado um ambiente propício à colaboração com a comunidade nas etapas de planejamento, execução e avaliação. Serão realizadas avaliações mútuas e autoavaliações, processuais e pontuais. Uma parceria será estabelecida com um grupo comunitário de hortas urbanas da cidade de Dourados, assim como com professores da educação básica do município. Espera-se com o projeto alcançar em torno de 218 pessoas. 4) Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE) / início: dez/2016. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Charbel Nino El Hani em 07/01/2017. Descrição: O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, C&T&I, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6). Integrantes: Nei de Freitas Nunes Neto - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • O professor Osvaldo Frota Pessoa deu continuidade a 2 projetos: Filosofia da Física Quântica: Interpretações, Ensino e Divulgação (busca-se investigar as tendências interpretativas de professores de física; estudar como aproveitar essa moda do misticismo quântico para ensinar física moderna no Ensino Médio; e, ainda, explorar o impacto da nanotecnologia nas interpretações da teoria quântica); Modelos Causais dos Avanços Científicos (investiga-se uma proposta de caracterização de maneira mais exata as relações causais entre avanços, tendo em vista a futura utilização da computação para armazenar as informações e rodar simulações.

PROFESSORES QUE INGRESSARAM NO PROGRAMA PPGEFHC EM 2021

  • O Prof. Rafael Moreira Siqueira foi egresso do programa e possui alguns projetos em andamento:

1) DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA. Descrição: A divulgação científica é um tema de grande relevância para o contexto do ensino de ciência, principalmente no que diz respeito aos Textos de Divulgação Científica (TDC), pois, além de trazer conteúdos atualizados a respeito da ciência, possibilita a introdução da leitura e o desenvolvimento da capacidade interpretativa. No ensino de ciências, os TDC podem ser utilizados como um recurso para o professor, trazendo aulas contextualizadas e atualizadas, proporcionando informações que desenvolvam não só o conhecimento sobre a Ciência, mas também a sua capacidade de fazer uso da mesma para intervir na sociedade (NACIMENTO,2008). Ferreira e Queiroz (2012) relatam que os TDC vêm sendo sugeridos como material complementar por diversos pesquisadores do ensino de ciências, sendo utilizados de maneira a ?contribuir para a formação de hábitos e atitudes nos estudantes que permaneçam após a saída da escola?; além disso, podem possibilitar uma leitura crítica da Ciência proporcionando uma visão crítica do mundo. Dessa forma, formar os professores dando-lhes suporte para seleção e utilização crítica desse material nos parece essencial (NACIMENTO, 2008). Neste sentido, pretende-se desenvolver uma pesquisa que possibilite alcançar o objetivo de analisar a utilização dos TDC e outros materiais de DC presentes nas publicações para o ensino de Química, seja em livros didáticos, artigos publicados em periódicos e vídeos de ensino de Química. Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Rafael Moreira Siqueira - Coordenador / Creuza Souza Silva - Integrante.

2) Ensino de Ciências na perspectiva sócio-histórica. Descrição: Essa pesquisa procura dar continuidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento de Química Geral e Inorgânica, no período de 2004 a 2010. Essas pesquisas contribuíram para enraizar uma concepção de formação de professores consubstanciada na pedagogia histórico-crítica. A utilização da pedagogia histórico-crítica no ensino de ciências é incipiente, por isso estamos desenvolvendo estudos para testar a sua viabilidade no ensino de ciências em geral e na química em particular, principalmente no ensino básico. Integrantes: Rafael Moreira Siqueira - Coordenador / Edilson Fortuna de Moradillo - Integrante.

  • O Professor Eduardo Chagas Oliveira possui alguns projetos que estão gerando várias publicações atuais, desde 2013:

1) OS JUÍZOS DE VALOR E A MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS: ENTRE O REALISMO E A PRAGMÁTICA JURÍDICA. Descrição: Resolução CONSEPE 206/2010. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Coordenador.

2) Altercações Filosóficas: Ciclo de Palestras em Filosofia. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (8) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Chagas Oliveira - Coordenador / Wagner Teles de Oliveira - Integrante.

  • A Professora Jany Santos Souza Goulart participa do Projeto Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologia NIPEDICMT. Descrição: O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (NIPEDCMT) objetiva desenvolver, articular e integrar pesquisas em Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias, desenvolvidas nas Universidades, ao processo de ensino e de aprendizagem, voltando também um olhar para a escola. O NIPEDICMT é idealizado para ser um espaço colaborativo. Enquanto estudantes, professores e pesquisadores, da UFBA, bem como, de outras instituições e centros de ensino, cremos no espaço formativo, que possa oferecer oportunidades interdisciplinares de atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária (cursos, oficinas, seminários, ciclos de estudos, entre outros). Desta forma, o NIPEDICMT, visa proporcionar a aproximação entre a prática e a teoria, por meio da inter-relação da produção acadêmica e da produção dos professores e futuros professores, possibilitando com isso intervenções significativas de cunho teórico e prático, referentes à implementação de elementos do Ensino, Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3).

Integrantes: Jany Santos Souza Goulart - Integrante / Luiz Marcio Santos Farias - Coordenador / Edmo Fernandes Carvalho - Integrante / Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - Integrante / Rosileia Santana da Silva - Integrante / Eliane Santana de Souza - Integrante / Teresa Cristina Silva de Souza Souto - Integrante / Joselia França de Iolanda Cavalcanti - Integrante / Saddo Ag Almouloud - Integrante / Eliene Barbosa Lima - Integrante.

  • A Professora Viviane Florentino de Melo possui 3 projetos em andamento em 2021:

1) O autoconceito em Química de estudantes do Ensino Médio. Descrição: O objetivo do projeto é mapear o autoconceito em química de estudantes do ensino médio e investigar seus fatores preditivos, tais como: sexo, escola, condição sócio-econômica, desempenho escolar etc. O autoconceito constitui-se enquanto mecanismo de agência pessoal que também influencia no desempenho das pessoas. Assim sendo, pode contribuir para uma compreensão mais ampla acerca de como as pessoas desenvolvem atitudes em relação a elas mesmas e como essas atitudes afetam sua perspectiva em relação à vida (Silva & Vendramini, 2006). A demarcação teórica do autoconceito em química será feita por meio do modelo estrutural desenvolvido por Melo e Amantes (2021) que será aplicado a uma amostra heterogênea de estudantes dos três anos do ensino médio. Em estudo exploratório foi documentada uma relação entre autoconceito (na faceta de desempenho) e sexo do respondente. O desenho da investigação refere-se a uma abordagem mista de pesquisa, na qual serão utilizados métodos qualitativos e quantitativos. Dado o potencial desse constructo para a compreensão da visão construída pelo estudante acerca de suas capacidades durante a escolarização, é crucial buscar possíveis preditores. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir para a compreensão acerca de como fatores inerentes à escolarização e externos a ela, influenciam na percepção que os estudantes constroem acerca de suas próprias capacidades diante de um conteúdo escolar, no caso, a disciplina de Química. Integrantes: Viviane Florentino de Melo - Coordenador / Amanda Amantes - Integrante / FERNANDA CRISTINA CALHEIROS DE JESUS - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

2) Contribuições do Júri Simulado para aprendizagem de História da Física. Descrição: O objetivo do projeto é investigar a aprendizagem de estudantes da disciplina de Conceitos de Física A (curso de Física Bacharelado/licenciatura) sobre os conteúdos estudados, quando submetidos à uma abordagem diferenciada, o Júri Simulado (Vieira; Melo & Bernardo, 2014). Tal estratégia de ensino tem sido reportada em diferentes áreas como uma ferramenta em potencial para a promoção de habilidades argumentativas por parte dos estudantes. Como se trata de uma disciplina com enfoque em história das Ciências, o Júri Simulado pode contribuir para um entendimento mais profundo sobre concepções científicas e sua evolução temporal, uma vez que demanda um raciocínio lógico e encadeado em relação a conteúdos específicos. A demarcação teórica da aprendizagem será feita no campo do desenvolvimento cognitivo, com fundamentação neo-piagetiana (Fischer, 1980; Biggs e Collis, 1982; Commons, 2004) para interpretação das variáveis a serem observadas no processo. A perspectiva metodológica se baseará na definição das variáveis no campo de redes complexas, sendo o seu tratamento realizado a partir do uso de métodos qualitativos e quantitativos (modelagem Rasch, machine learning). O desenho da investigação compreende um enfoque quasi-experimental, com turmas em que a abordagem será feita e turmas em que o curso será ministrado de forma usual. Dessa forma, podemos avaliar o efeito da referida estratégia. Esperamos que esse estudo possa contribuir para o campo de Ensino, ao apontar as potencialidades e limitações dessa estratégia e para áreas diversas que utilizam metodologias apoiadas em redes complexas e machine learning. Integrantes: Viviane Florentino de Melo - Integrante / Amanda Amantes - Coordenador / José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Rafael Silva do Rosário - Integrante.

3) Construção e validação de instrumentos para identificar patamares de entendimento de conteúdos científicos

Descrição: Na perspectiva de avaliar a aprendizagem sobre conteúdos científicos de alto nível de abstração, esse projeto tem por objetivo construir instrumentos e desenvolver metodologias para identificar níveis ou patamares de entendimento. O foco de investigação é na validação de escalas e instrumentos, desenvolvidos a partir de métodos qualitativos e quantitavos de análise. A fundamentação teórica se concentra na perspectiva cogntiva de desenvolvimento, tendo como parâmetros a acepção de níveis hierárquicos de entendimento. Integrantes: Viviane Florentino de Melo - Integrante / Amanda Amantes - Coordenador.

  • O Professor visitante Saddo Ag Almouloud possui vários projetos em andamento:

1) EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA BÁSICA. Descrição: A pesquisa apresentada nesse projeto tem por objetivo principal o estudo de fenômenos de ensino e de aprendizagem da Estatística, Probabilidade, Combinatória e Educação Financeira. Em seu desenvolvimento, buscaremos responder às seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com a utilização de recursos alternativos como tecnologias da informação e comunicação? Quais ações desenvolver com professores, para lhes proporcionar uma apreensão significativa de problemas que envolvem a utilização desses recursos? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada de professores, no que diz respeito ao uso desses recursos? Os procedimentos metodológicos a serem utilizados serão relacionados à metodologia da engenharia didática, da pesquisa documental e bibliográfica e da análise estatística implicativa. Como resultados esperados, visamos a constituição de grupo colaborativo de professores em exercício para desenvolvimento de materiais didáticos, com e sem uso de tecnologias, para os conteúdos identificados. Tais resultados permitirão o aprofundamento dos conhecimentos e do campo dos fenômenos didáticos e cognitivos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de conceitos por parte dos professores voluntários e seus respectivos alunos. Dessa forma, espera-se a consolidação de uma prática docente em que conteúdos e métodos sejam integrados, considerando as condições evolutivas e diferenciais dos alunos e o aprofundamento dos conhecimentos teórico-metodológicos por parte dos professores que atuam na Escola Básica. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (20). Integrantes: Saddo Ag Almouloud - Coordenador / Maria José Ferreira da Silva - Integrante / Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - Integrante / Celso Campos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

2) PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES TECNOLÓGICOS PEA-MAT/DIMAT. Descrição: Este projeto trata da interação de pesquisadores da PUC-Peru e PUC-SP para pesquisas a respeito de processos de ensino e de aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos. Fazemos a hipótese de que o uso de ambientes tecnológicos facilita a visualização e a percepção de propriedades que com outros recursos poderiam não ser evidenciadas. Buscamos conduzir os professores, em sua formação, inicial ou continuada, à utilização de ambientes computacionais, como instrumento para construção de conjecturas e de resolução de problemas que visem à aprendizagem da Matemática. Este projeto é desenvolvido de forma colaborativa pelos grupos de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática - PEA-MAT, da PUC-SP, e Didactica de las Matemáticas DIMAT, que pertence ao Instituto de Investigación para La Enseñanza de lãs Matemáticas (IREM) da PUC-Peru. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7). Integrantes: Saddo Ag Almouloud - Coordenador / Cileda Coutinho de Queroz - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante / Gerson Pastre de Oliveira - Integrante / Fumikazu Saito - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 43.

3) Tecnologias e educação matemática: investigações sobre a fluência em dispositivos, ferramentas, artefatos e interfaces. Descrição: Este projeto tem como principal finalidade a busca por subsídios para uma discussão teórica sobre a importância da aquisição de fluência em dispositivos, ferramentas, artefatos e interfaces empregados por professores que ensinam Matemática no Ensino Básico. Os constructos teóricos que suportam esta iniciativa indicam a relevância do conhecimento matemático e do domínio de um cabedal de recursos e pressupostos didáticos por parte dos docentes, os quais, destas perspectivas, empregam elementos mediadores em seu trabalho, à medida que conquistam sobre os mesmos a devida fluência, assim entendida como a capacidade de usar com propriedade determinados recursos, responsáveis por estender, de alguma forma, seus recursos intelectuais e físicos. Os objetivos da proposta aqui descrita ligam-se às questões elencadas, tendo a construção de elementos teóricos que subsidiem as discussões sobre a relevância da fluência em mídias para o ensino de Matemática como fulcro, e se estendem pela proposição de concepção, preparo e oferecimento de cursos e oficinas cujos temas integram conteúdos matemáticos da escola básica com as possibilidades de uso de tecnologias de natureza múltipla integradas ao fazer matemático de professores e licenciandos de/em Matemática. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (6). Integrantes: Saddo Ag Almouloud - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante / Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - Integrante / Gerson Pastre de Oliveira - Coordenador / Fumikazu Saito - Integrante.

4) Formação continuada de professores de matemática na interação entre História da Matemática e Teoria das Situações Didáticas. Descrição: Este projeto busca aprofundar as discussões sobre a possibilidade de aproximação entre história e ensino a fim de delinear algumas condições para que a articulação entre História da Matemática e Educação Matemática seja viável. Para tanto, propõe-se um diálogo entre historiadores da matemática e educadores da matemática de modo a refletir sobre a possibilidade da construção de uma interface que contemple teorias da didática matemática com as atuais propostas da história da matemática pautada em tendências historiográficas atuais. Assim, tem-se por objetivo articular história da matemática e ensino/aprendizagem de matemática por meio da Teoria das Situações Didáticas de modo a desenvolver, nesta interface, propostas didáticas, ações e material para a formação continuada de professores. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2).

Integrantes: Saddo Ag Almouloud - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante / Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - Integrante / Gerson Pastre de Oliveira - Integrante / Fumikazu Saito - Coordenador.

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