Parcerias

Relações Interinstitucionais nacionais

O intercâmbio institucional do DINTER UFBA-UEFS (PPGEFHC)-IFBA teve vigência inicial no período de 2015-2019, A turma foi constituída por professores vinculados aos campi de Eunápolis, Ilhéus, Porto Seguro, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista do IFBA. As atividades do DINTER, envolvendo seleção e oferta das primeiras disciplinas, foram iniciadas no segundo semestre de 2015, após a aprovação do projeto junto às duas instituições, com alocação de recursos pelo IFBA para a execução do projeto, cobrindo custos de deslocamento e hospedagem dos docentes. Foram selecionados 17 docentes do IFBA e foram envolvidos 13 docentes nas atividades de docência e/ou orientação. A maioria dos discentes deste grupo já defendeu suas teses. A parceria e as teses defendidas têm contribuído para a consolidação da área de Ensino de Ciências e Educação Matemática nas instituições beneficiadas pelo DINTER. A colaboração entre o UFBA-UEFS (PPGEFHC) e o IFBA, com foco na realização do DINTER, tem sido marcada pelo êxito. As pesquisas em desenvolvimento pelos(as) discentes do DINTER têm relação com o Ensino Superior nas áreas de Ciências e Educação Matemática, o que certamente terá impacto na melhoria das práticas de pesquisa e ensino nos dois campi do IFBA parceiros do Programa. Este convênio foi prorrogado, até julho/2021, uma vez que restavam 2 (duas) qualificações e 6 (seis) defesas, referentes aos discentes do IFBA para que as finalidades do convênio fossem integralmente cumpridas.

O PPGEFHC também mantém várias outras parcerias no país, das quais destacamos:

 

Nome da Instituição

Natureza Jurídica (Pública ou Privada)

Cidade

UF

Objetivo da Parceria

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Pública

Feira de Santana

Bahia -BA

Convênio para gestão compartilhada do programa, com sede local para atedimento; professores credenciados para orientação.

Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Pública

Salvador

Bahia -BA

Oferta de DINTER (Doutorado Interinstitucional), com 20 vagas para professores do Instituto; professores credenciados para orientação no Programa.

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Pública

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro-RJ

Missões de estudo; promoção de eventos conjuntos; pesquisadores credenciados para orientação no Programa.

Senai/CIMATEC

Privada

Salvador

Bahia -BA

Parceria nos campos da Modelagem Computacional e de Gestão de Tecnologias industriais, na orientação de alunos e extensão inovadora.

FEEVALE

Privada

Novo Hamburgo

Rio Grande do Sul-RS

Desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar na interface entre Tecnologia Digital, Neurociência e Educação.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pública

Cruz das Almas

Bahia -BA

Desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar em relação com a história da agricultura.

Universidade Federal da Grande Dourados

Pública

Dourados

Mato Grosso do Sul-MS

Parceria em pesquisas voltadas para o entendimento crítico das relações CTSA por meio de ferramentas para o ensino de questões sociocientíficas.

Universidade de São Paulo

Pública

São Paulo

São Paulo-SP

Parceria na orientação de alunos e em projetos em filosofia da física, modelos causais na história da ciência e filosofia da mente.

Fundação Carlos Chagas

Privada

São Paulo

São Paulo-SP

Parceria no desenvolvimento de pesquisa sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Instituto Anísio Teixeira (IAT)

Pública

Salvador

Bahia -BA

Parceria nos campos da Fomação de Professores e de Gestão de Tecnologias educacionais, na orientação de alunos e extensão inovadora.

 

Redes de Colaboração e Internacionalização

 

No cenário internacional, o PPGEFHC tem apoiado e incentivado a cooperação científica internacional e a construção de redes internacionais de colaboração como um mecanismo para a internacionalização, contribuindo, assim, para o estabelecimento de parcerias científicas e intercâmbios. Apresentamos, a seguir, as principais ações para promover internacionalização do Programa a partir de convênios com universidades internacionais de excelência, acordos de cotutela, e colaboração científica e formação de redes internacionais pelo corpo docente.

O PPGEFHC firmou convênios gerais com instituições internacionais, 4 (quatro) universidades, com respectivos aditivos nos quais são descritas as ações específicas com as seguintes universidades: Université Claude Bernard Lyon 1 (França), Universidad Del País Basco (País Basco, Espanha), Universidad de Burgos (Espanha) e Massachusetts Institute of Technology – MIT (Estados Unidos). Além disso, os docentes que mantêm histórico de cooperação internacional na Alemanha, África do Sul, Argentina, Colômbia, França, Portugal e Peru passaram a integrar essa ação institucional que conta com a colaboração da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA.

O professor Charbel Niño El-Hani, por meio da coordenação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), tem formado uma grande rede de colaboração internacional incluindo 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A rede envolve, ainda, 44 colaboradores internacionais de 37 instituições localizadas em 13 países da Europa, Oriente Médio, América do Norte e América do Sul. Os seguintes professores vinculados ao PPGEFHC integram o IN-TREE, como pesquisadores: Amanda Amantes Neiva Ribeiro, Ana Paula Miranda Guimarães, Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda, Juan Manuel Sánchez Arteaga, Nei de Freitas Nunes-Neto e Rosiléia Oliveira de Almeida. O professor Nei de Freitas Nunes-Neto atua também como coordenador de dois subprojetos (ligados à educação, epistemologia e ética).

Quantidade de Projetos/Programas em cooperação científica e/ou tecnológica, nacional ou internacional: 69, tendo como base o Currículo Lattes.

Principais Projetos/Programas em cooperação científica e/ou tecnológica nacional e/ou internacional em execução:

Projeto/Programa 1: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Visa produzir conhecimento inter- e transdisciplinar a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Atua na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas em áreas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente Financiador: CNPq.

Projeto/Programa 2: Pesquisa Etnoecológica, Educacional e de Conservação e Inovações Pedagógicas em Comunidades Pesqueiras de Conde-BA. Estudo sobre saberes e práticas tradicionais, produção de inovações educacionais visando educação intercultural; pesquisa sobre conservação ambiental que resulte em projetos de conservação integrados ao desenvolvimento local e a abordagens de manejo baseados na comunidade. Produção de modelo teórico de pesquisa e desenvolvimento inter- e transdisciplinar em comunidades tradicionais. Financiadores: CNPq/CAPES.

Projeto/Programa 3: Investigação Colaborativa sobre Materiais Curriculares Educativos para as Relações Étnico-Raciais baseados na história do racismo científico. Investiga o desenvolvimento de Materiais Curriculares Educativos para educação das relações étnico-raciais, baseados na história do racismo científico, por meio dos marcos teórico-metodológicos da pesquisa colaborativa e da pesquisa de desenvolvimento educacional. Os materiais curriculares educativos são documentados e disseminados em uma plataforma de colaboração online. Financiador: CNPq

Projeto/Programa 4: Raciocínio Computacional em prática: desenvolvendo criatividade, criticidade e logicidade nos anos finais do ensino fundamental. Visa identificar elementos de práticas pedagógicas e de formação docente para estimular o raciocínio computacional em prol do desenvolvimento da criatividade, logicidade e criticidade por estudantes do ensino fundamental. Contribui para a superação de barreiras ao acesso ao conhecimento da ciência da computação e das suas potencialidades de leitura e ação no mundo contemporâneo. Financiador: Fundação Itaú Social.

Projeto/Programa 5: Produção e Análise de Intervenções Didáticas para o Ensino de Física. Visa desenvolver, aplicar e analisar os efeitos de um conjunto de sequências didáticas sobre diversos temas de Física (Gravitação Universal de Newton, Cinemática, Fator de Potência, Mecânica Quântica, dentre outros) aplicadas nos níveis médio e superior de ensino, com inspiração na estratégia Design Research, em que se busca soluções para problemas complexos e reais da prática educativa. Promove ainda o refinamento dos pressupostos teóricos da pesquisa.

Projeto/Programa 6: Educação Química em uma Instituição Tecnológica: Articulando Aspectos Sociocientíficos e Química Verde. Estudo de natureza teórica e empírica, com características investigativas e formativas. Visa levantar e discutir trabalhos na literatura que articulam teorias e práticas da Química Verde (QV) com aspectos sociocientíficos (ASC) no Ensino de Química/Ciências, com um olhar particular às imbricações com a educação tecnológica na perspectiva da sustentabilidade ambiental e da formação do senso crítico.

Projeto/Programa 7: A matemática para o ensino na formação inicial de professores por meio do estudo do conceito. Objetiva investigar como licenciandos reorganizam a matemática para o ensino de conceitos matemáticos através da estratégia de trabalho denominada de estudo do conceito. A relevância da pesquisa repousa na sua possibilidade de jogar luzes sobre formas de abordar a matemática para o ensino e inserir o estudo do conceito na formação inicial de professores. Financiador: CNPq.

Projeto/Programa 8: Jogos eletrônicos no Ensino de Ciências. Investiga o jogo eletrônico como ferramenta no ensino de conceitos científicos, verificando seus limites e possibilidades, bem como os conhecimentos mobilizados pelos estudantes ao jogarem. O projeto também almeja: i) produzir materiais didáticos validados pela investigação educacional; ii) desenvolver desenhos de processamentos de dados para acessar informações de atividades virtuais; e iii) discutir a relação entre C&T na perspectiva metodológica para a sala de aula.

Projeto/Programa 9: Jogos eletrônicos no Ensino de Ciências. Investiga o jogo eletrônico como ferramenta no ensino de conceitos científicos, verificando seus limites e possibilidades, bem como os conhecimentos mobilizados pelos estudantes ao jogarem. O projeto também almeja: i) produzir materiais didáticos validados pela investigação educacional; ii) desenvolver desenhos de processamentos de dados para acessar informações de atividades virtuais; e iii) discutir a relação entre C&T na perspectiva metodológica para a sala de aula.

Projeto/Programa 10: Oxford Handbook of the History of the Interpretations and Foundations of Quantum Mechanics. Projeto no campo da história das ciências que tem como produto um livro sobre a história das interpretações e das fundações da Mecânica Quântica a ser publicado pela Oxford University Press, envolvendo cerca de 50 pesquisadores de distintos países (Holanda, França, Dinamarca, Canadá e Brasil). Equipe editorial liderada pelo pesquisador Olival Freire Júnior, vinculado ao Programa. Financiador: CNPq (Edital Universal - 408011/2018-1).

 

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