Wilson Fábio de Oliveira Bispo (UFBA)

Título: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE LUZ EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Discente: Wilson Fábio de Oliveira Bispo
Orientador: Jose Luiz de Paula Barros Silva
Coorientadores: Olival Freire Júnior e Jose Fernando Moura Rocha

Resumo: Adotamos aqui o pressuposto que o papel fundamental da escola é ensinar às novas gerações os conhecimentos sistematizados produzidos pela humanidade (como conceitos científicos, por exemplo) possibilitando aos mais jovens participar ativamente da sociedade, além de desenvolver uma reflexão mais crítica acerca do mundo natural ao seu redor. Para isso, uma saída é pensar em estratégias que busquem melhorias para o ensino, novas formas de abordagens metodológicas, valorização do desenvolvimento intelectual, psíquico e cultural dos estudantes, sem perder de vista a formação cidadã através da mudança de atitudes. É neste viés que o presente trabalho é pensado. Analisaremos aqui o processo de desenvolvimento do conceito de luz dos estudantes, através de uma sequência didática orientada pela teoria histórico-cultural de Vigotski. Como estratégia metodológica, optamos por utilizar simultaneamente história das ciências, experimentação, matemática e conceituação, explorando as potencialidades de cada uma. Por tratar de análise de palavras, e não de números, a pesquisa aqui realizada se configura como qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados são pré-teste, respostas de questões, filmagem das aulas, anotações num diário de bordo e pós-teste, a partir dos quais buscaremos detectar elementos que constatem o desenvolvimento do conceito de luz verbalizados (linguagem falada e escrita) pelos estudantes. Dessa forma, verificaremos como os estudantes desenvolvem o conceito de luz e quais fatores que mais influenciarão neste processo.