Viviane Florentino de Melo (UFBA)

Título:A CONSTRUÇÃO DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DE DENSIDADE DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: OBSTÁCULOS E FATORES PREDITIVOS

Discente:Viviane Florentino de Melo
Orientador(a):Amanda Amantes Neiva
Debatedor:  Hélio da Silva Messeder Neto

Resumo: Aprender conteúdos de ciências é um processo que subtende entendimento sobre conceitos científicos formais. São os conceitos que nos possibilitam dar sentido ou significado a um fato, relacionando-o dentro de uma rede de significados que explicam porque tais fatos ocorrem e que consequências eles têm (POZZO e GOMÈZ-CRESPO, 2006). Nesse sentido vários autores têm se valido da teoria do perfil epistemológico (BACHELARD, 1797) para acompanhar como se dá a construção de conceitos científicos por parte dos estudantes. A teoria do perfil epistemológico conceitua as maneiras por meio das quais os indivíduos compreendem e lidam com a realidade.  O perfil epistemológico é composto por “níveis” distintos, de modo que cada um dos diferentes níveis representa uma forma peculiar de compreender e lidar com o mundo. Data a importância do conceito científico de densidade dentro da Química; sendo usado para caracterização de substâncias e materiais, para o preparo de soluções e mesmo como parâmetro para a compreensão de fenômenos físico-químicos; objetivamos por meio desta pesquisa, acompanhar sua construção por parte de estudantes durante o ensino médio. Para tanto investigaremos a construção do conceito a partir de duas ferramentas metodológicas, construídas e validadas, que se fundamentam na teoria de Bachelard. Uma dessas ferramentas se configura como um sistema categórico que delimita níveis de complexidade em cada zona do perfil, sendo essa uma ferramenta de análise. A outra é um banco de itens, construído para atender às zonas definidas teoricamente, que permitirá traçar os perfis epistemológicos; essa é uma ferramenta de coleta. Assim pretendemos contribuir tanto na perspectiva acadêmica com a metodologia empregada, quanto na perspectiva docente, com a construção de instrumentos que podem ser utilizados para o diagnóstico de perfil dos estudantes.