VII Colóquio Fernanda Rebelo Pinto e Ciclo de Mesas Redondas - 2023.1

Nos últimos dias 6 e 7 de julho de 2023, foi realizada mais uma edição do evento de nosso Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC UFBA/UEFS).

O VII Colóquio Fernanda Rebelo-Pinto contou com a Palestra de Apertura "Ferramentas digitais para uso na pesquisa em ciências sociais e humanas", que teve como palestrante a Profa. Dra. Maria Fernanda Vásquez, docente visitante de nosso programa. A palestra foi muito elogiada por todos os presentes e, sem dúvidas, proporcionou um importante momento de formação e de debate para os discentes de nosso programa.

O evento contou ainda com a sessão de apresentações das pesquisas de alguns estudantes do PPGEFHC, em que 13 estudantes puderam encaminhar apontamentos sobre as pesquisas desenvolvidas, seus referenciais e desenvolvimento, podendo ser avaliados e encaminhados pareceres por examinadores convidados pelos estudantes e pelos orientadores das pesquisas. Como sempre, este momento se caracterizou como um importante espaço formativo de construção da carreira dos futuros professores e pesquisadores nas áreas do Ensino, da Filosofia e da História das Ciências, com o contato, interação e colaboração entre os diversos estudantes, diversos grupos de pesquisa e suas temáticas, como é histórico e salutar dentro do PPGEFHC.

(mais fotos do evento podem ser visualizadas em: https://drive.google.com/drive/folders/1IdmPrRkYF7q0WlZqf50X0NOKsztIb0Ls)

É importante ressaltar que, como é de praxe, o evento foi produzido e organizado pelos próprios estudantes matriculados na atividade de Seminário de Pesquisa do PPGEFHC, sob supervisão das Profas. Indianara Lima e Maria Fernanda Vásquez neste semestre, que se reuniram durante o semestre para o desenvolvimento e organização desta atividade e também para a organização do Ciclo de Mesas-Redondas da atividade de Seminário de Pesquisa do semestre de 2023.1, que contou com 3 mesas-redondas durante o semestre, sobre diferentes temáticas e abordagens, tendo a presença de professores do programa, convidados externos e egressos e a mediação por discentes do programa.

1. Mesa 1 (28/04/2023): Representações e Modelos na História das Ciências: aspectos epistemológicos. Mediador: Carolina Queiroz. Palestrantes: Profª.Drª.Letícia Pereira e Profª.Drª. Rafaela Lima. Link: https://youtube.com/live/uQusnzYLot8?feature=share
  2. Mesa 2 (19/05/2023): Abordagens teórico metodológica na pesquisa em ensino de Ciências: decolonialidade. Mediador: Ismael Santos Lira. Palestrantes: Profa. Dra. Katemary Rosa e Profa. Dra. Paloma Nascimento dos Santos. (Presencial - FACED)
  3. Mesa 3 (16/06/2023): Temas atuais em Filosofia das ciências. Mediador: Geovani José. Palestrantes: Prof. Dr. Gustavo Caponi e Prof. Dr. Giovani Rolla. Link: https://youtube.com/live/IAcFhGHtPwY?feature=share

A coordenação do PPGEFHC agradece imensamente às Profas. Indianara e Maria Fernanda pela condução da atividade de Seminário de Pesquisa durante todo o semestre e agradece também aos estudantes que desempanharam um papel muito importante em todo o desenvolvimento das atividades, especialmente o VII Colóquio Fernanda Rebelo Pinto. Expressamos também nossa gratidão aos demais discentes do PPGEFHC e todos os convidados para as atividades pelo apoio e participação. Longa vida ao PPGEFHC e ao Colóquio Fernanda Rebelo Pinto.