Uarison Rodrigues Barreto (UFBA)

Título: AUTONOMIA INTELECTUAL, MODELOS E O VALOR DA REFLEXÃO EM DESACORDOS EPISTÊMICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
 
Discente: Uarison Rodrigues Barreto
Orientador: Waldomiro José da Silva Filho 
Debatedor: Tiago Alfredo da Silva Ferreira
 
Resumo: Muito se tem discutido sobre o objetivo do ensino de ciências, em particular, do ensino de química. Há aqueles que acreditam que os objetivos envolvem pelo menos uma combinação de elementos morais e epistêmicos. Outros apontam para o conhecimento como crença verdadeira, mudança de crença e entendimento dos objetos que a ciência propõe tais como a natureza epistemológica das teorias, logo dos modelos científicos. Neste trabalho, defenderemos a tese que considera que o objetivo do ensino de modelos em Química, é à autonomia intelectual. Para tanto, consideramos que a ideia de desacordo epistêmico/dialético é fundamental para sua caracterização. Nesse sentido, apresentaremos dois cenários em que a reflexão tem valor epistêmico. O primeiro está relacionando ao problema da redução, a qual busca discutir se a química pode ser reduzida a física de forma completa; mais especificamente, se os fenômenos químicos podem ser explicados por conceitos da Física, em particular, os da Mecânica Quântica. O segundo refere-se ao estatuto ontológico dos orbitais nos modelos mediadores em ligação química. Parece claro, que há desacordos intelectuais que tangenciam o problema do desacordo (ou seja, entre seres racionais), uma vez que a noção de modelo vai depender da corrente filosófica a qual ele está inserido. Nesse sentido, buscamos verificar em que medida a Química explica seus próprios fenômenos sem a necessidade inevitável da Mecânica Quântica. Trata-se de um estudo teórico, baseado na abordagem qualitativa e na análise e revisão da literatura. Por fim, apontamos algumas implicações deste estudo que consideramos relevantes para o Ensino de Química.
Português, Brasil