Título: IMPLICAÇÕES DO CONHECIMENTO TÁCITO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Discente: Thaís Soares Silva
Orientador(a): Nei de Freitas Nunes Neto
Coorientador(a): Deivide Garcia da Silva Oliveira
Debatedor(a): A definir
Resumo: Encontra-se nas literaturas numerosos estudos mostrando que o ensino científico básico e universitário é baseado em visões ingênuas da ciência, tecnicista e mecanicista. As quais corroboram para uma crise no ensino de ciências, que já vem sendo discutida por vários pesquisadores. Essa crise está motivada tanto pela forma como se ensina ciências, quanto pela evasão dos alunos em seus cursos, os quais, encontram formas e conteúdos distantes daquilo que os importaria em sua vida e para a sociedade. Logo, o ensino científico atual não traz essa abordagem significativa, a qual admite sua importância, uma vez que fórmulas e conceitos complexos são colocados em sala de aula sem a devida discussão, fazendo com que os alunos sejam quase que obrigados a aprender de forma meramente mecânica. Esta concepção se distancia largamente de um consenso sobre a construção e desenvolvimento do conhecimento científico, tal como atualmente a literatura da área demonstra. Seguindo esse contexto, o objetivo dessa pesquisa é entender a noção de conhecimento tácito para a pesquisa científica, bem como suas contribuições para uma educação científica contextualizada, autônoma e abrangente. Buscando alcançá-lo através de uma pesquisa de cunho altamente teórico, alimentada por textos, livros, artigos e etc. de autores reconhecidos nacional e internacionalmente.
Português, Brasil