Tereza Cristiane Souza da Cruz (UEFS)

Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA (PHC) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PIBID  (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) QUÍMICA EM QUESTÃO

Discente: Tereza Cristiane Souza da Cruz
Orientadora: Bárbara Carine Soares Pinheiro

Resumo:Já se reconhece a algum tempo, que o ensino de Química encontra-se em constante dilema, pois os estudantes chegam a níveis mais avançados de escolaridade com grandes deficiências em conteúdos básicos desta disciplina. Argumenta-se que essa deficiência pode ser decorrente de um ensino tradicional, que não se apresenta consciente do seu papel de sujeito critico no mundo (SANTOS; PONTES, 2008; VEIGA, 2012). No mundo globalizado e em constantes transformações a escola caracteriza-se como ambiente facilitador da transmissão do conhecimento sistematizado que historicamente esta arraigado na sociedade. (SAVIANI, 2003). Por isso o docente, precisa estar apropriado de conhecimento não apenas científicos, mas também pedagógicos que sirvam de alicerce para o desenvolvimento de um aluno critico, reflexivo e capaz de transformar a realidade de seu contexto. Por considerar que a Pedagogia Histórico Crítica (PHC) é uma teoria que alicerça uma formação direcionada a esta práxis, tomamos como objetivo principal deste trabalho investigar a apropriação da Pedagogia Histórico Critica pelos licenciando em química da Universidade Federal da Bahia, através do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Os licenciandos do programa PIBID estão em processo de profissionalização e muito próximos aos agentes que possibilitem uma transformação das micro estruturas dominantes. O teor da pesquisa é de cunho empírico qualitativo onde serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com grupo focal selecionado entre os licenciandos que trabalharam no primeiro semestre do ano de 2017 e que utilizaram a PHC.