Tatiana Santos Andrade (UFBA)

Título: INVESTIGANDO O GRAU DE APROPRIAÇÃO DE ASPECTOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA POR MEIO DA ESCRITA, REESCRITA E MEDIAÇÃO DE CONTOS
 
Discente: Tatiana Santos Andrade
Orientador: Nelson Rui Ribas Bejarano
Coorientador: Erivanildo Lopes da Silva
 
Resumo: A complexidade que envolve os constructos científicos, resultado de um processo reflexivo de pensadores que já haviam alcançado um alto grau de pensamento abstracional e, que dedicaram um longo espaço de tempo de suas vidas ao estudo e a compreensão de certos fenômenos, tem sido apresentado nas escolas sem que haja uma preocupação com a diferença entre graus de apropriações. Isso resulta num quantitativo significativo de estudantes que apresentam algum tipo de dificuldade na compreensão de conceitos científicos. A apropriação é percebida quando ressignificam os conceitos tornando-os próprios, num processo enunciativo onde as “palavras alheias” são reelaboradas dialogicamente a tal ponto que se transformam em “minhas alheias palavras”. Buscamos por meio da contextualização, utilizando a leitura de ficção científica (FC), auxiliar no processo de apropriação de conhecimentos. Optamos pela FC, pois além de contribuir para a aquisição de habilidades acerca da leitura, auxilia também no processo de compreensão dos conceitos científicos. Selecionamos o conto por se tratar de gênero de leitura rápida, pouco cansativa. Objetivamos então, investigar o grau de apropriação acerca de aspectos formativos por meio da escrita, reescrita e mediação da leitura de contos. A pesquisa é realizada com licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Os dados coletados nesta primeira etapa foram os contos escritos e reescritos e, analisados pela via discursiva Bakhtiniana. A segunda etapa da pesquisa consiste em observar a mediação dos contos produzidos em sala. Como resultados parciais percebe-se que a escrita e reescrita de contos corrobora no processo de apropriação não apenas de conceitos químicos carregados de significados, mas também de aspectos formativos importantes.
Português, Brasil