Rosiléia Santana da Silva (UFBA)

Título: ORISUN TI AWỌN OTI ỌKURIN ATI AWỌN AYIE A COSMOGONIA YORUBÁ COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EXPLICAÇÃO DOS MITOS DA ORIGEM DO MUNDO E DO HOMEM NO ENSINO DE HISTÓRIA DO 6º ANO

Discente: Rosiléia Santana da Silva
Orientadora: Fernanda Rebelo-Pinto
Debatedor(a): Luiz Márcio Santos Farias

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos que podem resultar, na prática de professores/as de História, ao integrar a cosmogonia yorubá aos mitos da Origem do Mundo e do Homem no ensino do 6º ano. Apoiamo-nos em elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e da História das Ciências a partir de Roberto Martins e Hélio Campos, com a intenção de fazer um estudo histórico e epistemológico da origem, trajetória e institucionalização do mito à ciência moderna, a fim de uma construção didática pautada nas Diretrizes Curriculares das Relações Étnico-Raciais. O nosso problema de investigação é tracejado pela seguinte questão: como fazer para que diversos saberes oriundos de populações africanas, afro-brasileiras e indígenas, como por exemplo, a cosmogonia yorubá, sejam alicerçados efetivamente nas práticas docentes? Assim, elegemos os mitos “ Criação do Ayiê” e “Criação do Ara-Ayiê” como elementos na construção dos Percursos de Estudo e Pesquisa (PEP), objetivando contribuir no fazer didático de professoras(es) de História. A pesquisa é qualitativa conforme Maria Cecília Minayo, pautada em elementos da Engenharia Didática do PEP proposto por Yves Chevallard,tendo como cenário prático do estudo três escolas do município de Salvador, Bahia, com participação de três professoras de história do 6º ano. Os dados serão construídos por meio de observação naturalista, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, filmagens e/ou gravação de áudio de aulas, registro dos cadernos de estudantes. As professoras criarão conosco situações didáticas que integrem a cosmogonia yorubá, logo após, aplicarão as construções didáticas. Confrontaremos as situações manifestadas de acordo à proposta inicial, essa confrontação será baseada nos elementos da autoconfrontação e explicitação proposta por Serge Leblanc. Julgamos que essa realização possa refletir e influenciar positivamente na prática das professoras e na garantia de alternativas para o cumprimento das diretrizes prescritas a partir das determinações legais.