Roberto Luiz Krüger (UFBA)

Título: INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER MECÂNICA APLICADA
 
Discente: Roberto Luiz Krüger
Orientador: Elder Sales Teixeira
Debatedor: José Fernando Moura Rocha




Resumo: A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas interagem com a informação nas últimas décadas. As novas gerações têm acesso quase imediato a textos e vídeos sobre qualquer assunto, mas a metodologia de ensino predominante, em qualquer nível, ainda é a forma tradicional, onde o professor é o centro do processo de transmissão de saberes aos alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido (Souza & Dourado, 2015). Esta disparidade entre o mundo tecnológico e o tradicional acaba por causar desmotivação nos alunos e um baixo nível de assimilação de conhecimentos importantes para sua formação. Neste contexto, dentre outras alternativas propostas na atualidade para mudar esta situação, há um destaque para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como um modelo educacional centrado no aluno, que serve, não apenas para melhorar a aprendizagem, mas também para motivar os alunos. Portanto, este trabalho busca investigar a influência da APB na motivação dos alunos do Curso Técnico em Mecânica do IFBA (Instituto Federal da Bahia) em aprender mecânica aplicada. Além de uma discussão sobre a relação entre motivação e efetividade de aprendizado, o texto aborda a teoria por trás da APB, assim como a metodologia usada para sua aplicação e os resultados obtidos.