Rita Cinéia Meneses Silva (UFBA)

Título: A INTEGRAÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS ÀS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A MALAMÁTICA PARA OPERAR COM A ARITMÉTICA BÁSICA

Discente: Rita Cinéia Meneses Silva
Orientadora: Luiz Márcio Santos Farias

Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar os impactos que situações didáticas integradas às contribuições das Tendências em Educação Matemática, podem provocar na prática dos professores no trabalho com as operações aritméticas básicas. O nosso aporte teórico se alicerçará em alguns elementos da Teorias das Situações Didáticas desenvolvida por Guy Brousseau e a Teoria do Antropológico do Didático criada por Yves Chevallard. Neste contexto, criamos o termo MALAMÁTICA para fazer alusão a uma mala que transportará elementos capazes de auxiliar a construção dos Percursos de Estudo e Pesquisa (PEP), objetivando contribuir com a prática de professores de Matemática. E tem como questão de investigação: “Como integrar recursos didáticos a elementos das tendências em educação matemática, de maneira a instrumentalizar esses recursos para prática do professor, ao trabalhar com as operações aritméticas básicas?”. A pesquisa é de caráter qualitativo, em concordância com Maria Cecília Minayo, e o seu campo de investigação será três escolas da rede estadual de Feira de Santana-BA, e como aporte metodológico utilizaremos alguns elementos da Engenharia Didática do PEP, de Yves Chevallard, e teremos como instrumento dois PEP’s, um para a subtração e um para a divisão. Para produzir os dados iremos às três escolas, faremos entrevistas semiestruturadas com três professores, filmagens e/ou gravação de áudio de algumas aulas, faremos observações naturalistas, como também, o uso de questionários abertos para professores e estudantes, observaremos anotações nos cadernos dos estudantes, faremos seis encontros para estudos, e em seguida, convidaremos os professores para criarem conosco situações didáticas que integrem as operações aritméticas básicas às tendências, e logo após, solicitaremos que o professor faça a aplicação das situações construídas envolvendo a subtração e divisão. Diante do exposto, esperamos que esse trabalho possa contribuir com as propostas de ensino da matemática, e desejamos também, suscitar outras pesquisas com esse propósito. PALAVRAS-CHAVE: Teoria das Situações (TSD). Teoria do Antropológico do Didático (TAD). Operações Aritméticas Básicas. Malamática.