Renata Rosa Dotto Bellas (UFBA)

Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO QUÍMICO DE SUBSTÂNCIA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA ABORDAGEM CONTEXTUAL

Discente: Renata Rosa Dotto Bellas
Orientador: José Luis de Paula Barros Silva
Debatedora: Barbara Carine Soares Pinheiro

Resumo: A concepção de que, na sociedade contemporânea, o exercício da cidadania requer o domínio de conhecimentos científicos, demanda uma reflexão sobre quais conteúdos são necessários para uma formação coerente com tal finalidade e sobre o papel da escola no desenvolvimento da consciência humana através da socialização dos conceitos científicos como um conjunto de saberes clássicos. O conceito de substância tem um papel fundamental na química, já que este se refere à composição dos materiais, que é uma ideia estruturadora do pensamento químico. Entretanto, diversas pesquisas da área de ensino de química apontam uma série de problemas associados ao ensino e à aprendizagem deste conceito. Este trabalho se insere na linha de investigação qualitativa onde objetivamos compreender como estudantes de graduação conceituam substância química e empregam este conceito na resolução de problemas químicos. Utilizamos como referenciais teóricos a Psicologia Histórico Cultural e a Abordagem Contextual para mostrarmos como a História e Filosofia da Ciência podem contribuir na construção do significado dos conceitos científicos, mais especificamente, do conceito químico de substância. Quanto ao processo de significação, entendemos que o conhecimento acerca da natureza da ciência, do seu processo de desenvolvimento, do modo como os conceitos científicos surgem e são modificados, poderá contribuir na construção do significado químico para o conceito de substância. Destacamos em nossa pesquisa as contribuições de Vigotski para o entendimento do processo de formação de conceitos, dos diferentes tipos de conceitos, do conceito de conceito e da organização conceitual, onde apresentamos os mapas conceituais na perspectiva da teoria histórico-cultural. Para a coleta dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas com estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Bahia. Os resultados parciais apontam a necessidade de uma abordagem do conceito de substância que favoreça a compreensão de seu real significado.