Regina Célia Palácio Lambiase (UFBA)

Título: LICENCIATURA EM ELETROMECÂNICA: UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO TÉCNICO: ANALISANDO E COMPREENDENDO O CURRÍCULO

Discente: Regina Célia Palácio Lambiase
Orientadora: Rejâne Lira
Debatedora: Andréia Maria Pereira de Oliveira

Resumo: A formação de professores para o ensino técnico ganha relevância ao considerarmos o contexto brasileiro de recentes alterações curriculares associadas às normativas legais para a educação básica. O curso de Licenciatura em Eletromecânica (CLEM) foi criado com o propósito de formar professores da área técnica, que passassem por um processo formativo de magistério e também de atender a Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei no 11.892/08 - CAP. II - SEÇÃO III), que tem como um dos objetivos, a criação de curso para a formação de professores inclusive para o ensino técnico. A proposta curricular do CLEM une, de maneira interdisciplinar, a pedagogia com duas engenharias (Elétrica e Mecânica), exibindo uma mistura formativa única. Este trabalho se insere na linha de pesquisa qualitativa, em que o objetivo geral é analisar e compreender o processo em que o currículo e a identidade são construídos neste curso. A pesquisa é apresentada em formato multipaper, com dois artigos que fazem a revisão bibliográfica sobre a formação de professores e as teorias do currículo e construção de identidades. Em seguida, mais três artigos alcançados por meio da pesquisa de campo, com instrumentos de questionários e entrevistas, contemplando os objetivos específicos, abordando sobre: a construção e a seleção de conhecimentos para a construção do currículo do CLEM; como os docentes se implicam com o currículo do curso (tensões, relações de poder); e as perspectivas dos discentes sobre a construção de suas identidades profissionais. Esperamos com esse estudo, contribuir com a discussão sobre a formação docente para o ensino técnico, bem como as diretrizes curriculares que norteiam cursos de licenciatura multidisciplinares.