Rafaelle da Silva Souza (UEFS)

Título: ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA

Discente: Rafaelle da Silva Souza
Orientador: Elder Sales Teixeira

Resumo: Baseados na premissa de que a inserção de tópicos de Física Moderna é um consenso entre os pesquisadores na área de ensino de Física e nas constatações das pesquisas de que a formação do licenciando em física é ainda distante da adequada na Mecânica Quântica (MQ), que há dificuldades no ensino e aprendizagem de MQ e sabendo que estas ainda não foram superadas, elaborou-se um trabalho que visa proporcionar a partir da inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) discussões conceituais da MQ, observando quais são suas contribuições como ferramenta metodológica.  Por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática propõe-se um processo de construção de conhecimento pelos estudantes, sendo este processo analisado segundo as preocupações que perpassam esse trabalho: 1. Contribuições e limitações do uso da HFC no ensino de MQ; 2. Investigação acerca de questões de pesquisa específicas – metodologias e técnicas; 3. Observação dos processos atuais do ensino de MQ nos cursos de licenciatura em física, bem como os temas e propostas realizadas. Espera-se que a proposta didática possa subsidiar discussões de tópicos da MQ - como indeterminismo, emaranhamento, não localidade - e o desenvolvimento da compreensão conceitual dos estudantes, principalmente no que se refere à possibilidade deles explicarem fenômenos antes desconhecidos. Portanto, assume-se que o intento maior deste trabalho seja o de fornecer uma reflexão analítica sobre os processos de ensino e aprendizagem da MQ enfrentados atualmente e, por conseguinte, contribuir para uma compreensão mais epistêmica do papel da HFC no ensino.