Rafaela Santos Chaves (UFBA)

Título: TEMPO GEOLÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA DA TERRA
 
Discente: Rafaela Santos Chaves
Orientadora: Rejâne Maria Lira da Silva
Coorientadora: Simone Souza de Moraes
 
Resumo: A concepção geológica de tempo impacta diretamente as geociências e a Biologia, já que fornece o contexto necessário para as alterações ambientais de longo prazo e porque oferece uma escala de tempo lógica para muitos processos e eventos da Terra (TREND, 2001). E-an Zen (2001) afirma que este conceito é suficientemente relevante para que todos, não só geólogos, devam conhecê-lo, pois é pedra angular do conhecimento científico sobre a natureza e parte da herança cultural da humanidade e é um conhecimento fundamental para aqueles que planejam e tomam decisões sobre o uso dos recursos do planeta. Assim, a questão motivadora desta investigação refere-se a como ensinar Tempo Geológico na Educação Básica. Este trabalho, portanto, propõe o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre Tempo Geológico para aplicação em contexto real de sala de aula. A questão de pesquisa assume um formato pragmático: quais as características que uma SD pode apresentar para favorecer o ensino de Tempo Geológico no 1º ano do Ensino Médio? O objetivo geral é investigar as características que uma sequência didática pode possuir para favorecer o ensino de Tempo Geológico no 1º ano do ensino médio. Nesse sentido, este trabalho é uma pesquisa de desenvolvimento, ou seja, é uma investigação voltada à produção de uma inovação educacional que, ao passo em que é desenvolvida e testada, fornece como resultado não só o produto educacional em questão, mas também orientações que contribuem para o avanço do conhecimento da área. A abordagem metodológica empregada é o desing research. Os resultados do estudo, analisados de forma qualitativa, devem considerar tanto o produto em desenvolvimento quanto os sujeitos de pesquisa envolvidos no processo (pesquisadores, professores, colaboradores, estudantes) e o contexto de aplicação, aumentando assim a relevância deste tipo de investigação na prática educativa.
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