Rafael Moreira Siqueira (UFBA)

Título: POR QUE APRENDER QUÍMICA E O QUE APRENDER: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

Discente: Rafael Moreira Siqueira
Orientador: Edilson Fortuna de Moradillo
Debatedor: Bárbara Carine Soares Pinheiro

Resumo: Apesar de diversas mudanças curriculares ocorridas nas Ciências, incluindo a Química, nos últimos anos, a prática de muitos professores ainda se mantém em um pensamento tecnicista e reprodutivista no ensino desta ciência na Educação Básica, em detrimento de uma formação mais completa e crítica dos estudantes. Com a pesquisa, pretende-se a expansão dos conhecimentos a respeito do currículo de Química para uma formação mais integral dos indivíduos na perspectiva histórico-crítica, ampliando neste caminho a discussão a respeito do estudo dessa ciência e de seus conteúdos na Educação Básica, e a investigação da forma como este assunto tem sido tratado em uma turma de professores em formação. Neste seminário, apresentam-se alguns resultados preliminares sobre a questão do currículo de Química para a Educação Básica no Brasil por meio de uma análise histórico-crítica e sobre os princípios curriculares então propostos, na perspectiva histórico-crítica, para o ensino de Química na Educação Química. Ainda, alguns dados de pesquisa sobre a formação de professores, explicitando algumas concepções de licenciandos em Química da UFBA sobre currículo, conteúdos, sobre como a formação afetou suas concepções, entre outros, são trazidos e discutidos de forma breve em relação aos demais dados da pesquisa.

 

 

Português, Brasil