Olmar Gómez (UFBA)

Título: MATEMÁTICAS PARA O ENSINO (MpE) DO CONCEITO DA VARIÁVEL
 
Discente: Olmar Gómez
Orientadora: Jonei Cerqueira Barbosa
Debatedor: A definir
 
Resumo: O foco do trabalho de pesquisa é a construção de um modelo teórico chamado Matemática-para-o-Ensino (MpE) do conceito da Variável, entendida como uma estrutura que apresenta teoricamente as formas como se mostra o conceito dentro da matemática, descrevendo a multiplicidade de olhares e argumentações que dizem respeito ao seu ensino. O formato de apresentação da tese é multipaper, e a fonte dos dados do primeiro objetivo (primeiro artigo da tese) são artigos científicos que discutem especificamente o conceito da variável, e a estratégia metodológica para sintetizar os dados é uma revisão sistemática. O segundo objetivo da tese, artigo dois, se faz um análises da MpE a partir das diretrizes curriculares de matemáticas, tanto no Brasil como na Colômbia.  O terceiro objetivo, terceiro artigo da tese, é a construção da MpE a partir de um estudo com professores de matemática para analisar a variabilidade de realizações do conceito da variável na sala de aula. Finalmente, o quarto capítulo da tese (quarto artigo) são as considerações finais que faz a construção da MpE do Conceito da Variável. Estruturam-se sete cenários: o primeiro é o Cenário Comparativo, onde é analisada a variável como um símbolo que apresenta valores desconhecidos; em segundo lugar, o Cenário Funcional que analisa a variável numa relação de dependência; em terceiro lugar, o Cenário Generalizador, cuja variável generaliza rotinas matemáticas ou padrões; em quarto lugar, o Cenário Modelagem, aqui as realizações são usadas para reescrever enunciados verbais; em quinto lugar, o Cenário Espaço, Forma e Medidas, no qual se usam as variáveis como elementos geométricos ou como medidas; em sexto lugar, o Cenário Tratamento da Informação, no qual a variável é vista como a flutuação dos valores de um atributo mensurável; e o Cenário Formal, cujas realizações apoiam a definição de conceitos e rotinas matemáticas.
 
Português, Brasil