Mônica Silveira (UFBA)

TÍTULO: PROBLEMATIZANDOO ENSINO DE FÍSICA EM CORRENTE ALTERNADA PARA ENGLOBAR A PERSPECTIVACTS

Discente: Mônica Silveira
Orientador: Elder Sales Teixeira
Debatedora: Andréia Maria Pereira de Oliveira
 

Resumo:  O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)representa uma estratégia que vem se consolidando em diversas áreas, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como forma de Educação Tecnológica. De acordo com Barbosa e Bazzo(2014), a perspectiva CTS pode atuar na modificação dos valores individualistas, além de estimular autonomia e pensamento crítico, ao conciliar temas científicos com a vida cotidiana. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico sobre as situações que envolvem relações CTS, mobilizar esses conhecimentos cotidianamente e, sobretudo, integrá-los com ações para a melhoria da qualidade de vida (PEDRETTI; NAZIR, 2011;HODSON, 2011). Dessa forma, minha proposta é compreenderem que medida a aplicação de uma sequência didática sobre corrente alternada promove indícios de pensamento crítico sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em alunos da disciplina de Eletrotécnica do curso de Eletromecânica na modalidade Subsequente. No que tange à questão da aplicação da sequência didática, a coleta de dados será desenvolvida em uma turma do segundo semestre da modalidade subsequente do curso de Eletromecânica, do campus Simões Filho do IFBA, no âmbito da disciplina Eletrotécnica. Essa turma foi escolhida por ser formada por alunos que já completaram o ensino médio, permitindo discussões mais profundas e embasa das pelos conteúdos já vistos, por conta dos mesmos já terem feito discussões semelhantes nas disciplinas do ensino médio. Além disso, a mesma acontece duas vezes ao ano, possibilitando que a intervenção possa ser realizada em pelo menos dois ciclos. Quanto aos métodos de coleta de dados, usarei observação semiestruturada, aplicação de questionário e análise de documentos gerados no processo da intervenção. Para execução da coleta de informações serão aplicados instrumentos pré-definidos como guias de observação e questionários. Além disso, o registro da coleta será feito através de caderno de campo, gravações de vídeo e relatório de avaliação da intervenção.

 

 

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