À Comunidade Acadêmica do PPGEFHC.
Divulgamos a Mesa 2 do Ciclo de Mesas Redondas de Seminário de Pesquisa do nosso Programa, a ocorrer em 22 de novembro de 2024, às 15h, no Auditório da Faculdade de Administração – UFBA.
Contaremos com a Participação dos Palestrantes:
A Profª. Drª. Maria Renilda Barreto, que atualmente é membra diretora da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e professora visitante na Universidade Federal da Bahia e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Em sua carreira acadêmica e profissional, tem-se que é graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (1994), Mestra em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2000), doutora em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2005), pós-doutora em História das Ciências pela Universidade de Lisboa (2010) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Foi Professora e pesquisadora no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), onde participou dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) e Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER). Entre 2012 e 2017 fez parte da coordenação da Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e foi membro do Conselho Diretor do CEFET/RJ, entre 2015-2019. Foi Secretária de Educação em Santo Antônio de Jesus entre janeiro/21 e abril/2023. Possui vasta experiência em docência, pesquisa e coordenação de equipes. As áreas de investigação são: a) organização da assistência à saúde da população, tomando como eixo central o protagonismo do Estado e da sociedade civil; b) história e historiografia da obstetrícia em Brasil, Europa e África; c) história e historiografia das ciências, saberes e pessoas no mundo luso-afro-brasileiro; d) ensino, pesquisa e divulgação científica em conteúdos digitais;
O Prof. Dr. Fábio Vieira Pessoa, docente permanente do PPGEFHC - Programa de Pós-Graduação em Ensino Filosofia e História das Ciências, e do Mestrado Profissional em Educação. Integra a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Ciências Humanas e suas Tecnologias para Exames e Avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), do INEP. Em sua carreira acadêmica e profissional, tem-se que possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Doutorado em Ciências do Ambiente (2017) pela Universidade Federal do Tocantins. Atuou de 2013 a 2018 na Universidade Federal do Tocantins, no curso de graduação em Pedagogia, do Campus de Tocantinópolis. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de Pedagogia, na área de metodologia do ensino de Geografia, e no curso de Geografia, na área de Estágio Supervisionado. Foi membro do Conselho Gestor da Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins. Atualmente é membro da Câmara Temática de Educação Ambiental, e do Conselho Gestor da RESEX de Canavieiras. Tem experiência em estudos ambientais, com ênfase na Educação Ambiental e em comunidades tradicionais, sobretudo com referenciais decoloniais. Atua também, na área de Geografia, com ênfase em metodologia do ensino de Geografia, e Estágio Supervisionado.
O Prof. Dr. Andre Luis Mattedi Dias, docente associado da Universidade Federal da Bahia, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC - (mestrado e doutorado), no Programa de Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - EISU - (mestrado), e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC (Bacharelados Interdisciplinares). Em sua carreira acadêmica, pode-se referenciar ao estágio no Centre for the History of the Emotions, School of History, Queen Mary, University of London (Bolsa Estágio Sênior da CAPES 2014-2015). É licenciado em matemática pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Queen Mary - University of London, QMUL, Inglaterra, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil, em Ciências Humanas. Possui como linha temática de pesquisa: ciências, secularização, racismo, religiões e espiritualidades: abordagens históricas e interdisciplinares sobre os problemas da secularização, em particular, da seculariação das ciências, do racismo e seus desdobramentos para as espiritualidades e/ou religiosidades na educação em geral e na educação.
A mediação será feita pelo discente Domingos Arcanjo Antônio Nhampinga, aluno de doutorado do PPGEFHC.