Título: CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Discente: Marta Caires de Sousa
Orientadora: Ana Paula Miranda Guimarães
Coorientadora: Amanda Amantes
Debatedora: Fernanda Rebelo Pinto
Orientadora: Ana Paula Miranda Guimarães
Coorientadora: Amanda Amantes
Debatedora: Fernanda Rebelo Pinto
Resumo: Saúde é um termo polissêmico, de sentido amplo e multideterminado. O seu significado varia em determinadas sociedades, momentos históricos e entre diferentes sujeitos. Apesar de ser multirreferenciada, existe uma concepção prevalente que associa saúde apenas à ausência de doença, e tal concepção direciona as práticas de cuidado e as ações educativas relacionadas à saúde. No ensino básico, a saúde é um tema transversal que deve ser trabalhado por todos os componentes curriculares, se tratando de um termo polissêmico, pode ser estruturado, apresentado e ensinado a partir de diferentes concepções. Para Clément (2006) as concepções podem ser identificadas a partir das interações entre o conhecimento científico, os sistemas de valores e as práticas sociais. Tomando como referência a saúde em seu conceito ampliado e como um direito social, como expressos na Constituição Federal de 1988, essa pesquisa tem por objetivos identificar e caracterizar as concepções de saúde expressas em documentos curriculares oficiais para o ensino das Ciências da Natureza; identificar e caracterizar as concepções de saúde de professores/as que atuam no ensino das Ciências da Natureza em escolas públicas estaduais da Bahia e compreender como se estabelecem as diferentes concepções de saúde entre esses profissionais.
Português, Brasil