Marizete Pinheiro de Oliveira (UFBA)

Título: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES NOS PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 
 
Discente: Marizete Pinheiro de Oliveira
Orientadora: Maria Cristina Martins Penido 
Debatedora: Rejane Maria Lira da Silva
 
Resumo: Os programas televisivos, como recursos para a aprendizagem das crianças, são condenados por diversos pesquisadores por considerarem que eles possuem um caráter alienador que pode levar o telespectador a tornar-se um ser dependente e sem senso crítico. Por outro lado, esse público se rende à programação transmitida por esta mídia. Embora existam múltiplos meios de informação, a mídia televisiva ainda é o meio de comunicação mais fluente no Brasil, estando presente em quase todos os espaços sociais ditando moda, divulgando ideias, criando hábitos e acumulando poder. Não obstante sua influência na formação de opiniões da população há poucos programas, na TV aberta, que se dedicam a divulgar ciência, sobretudo para o público infantil. Para muitos pesquisadores, a maioria desses programas veicula temas científicos de forma descontextualizada, fragmentada e sem preocupação formativa que tende a reforçar visões equivocadas da ciência, tirando das crianças, as condições de compreender tais conhecimentos. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva analisar como os conhecimentos das Ciências Naturais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, são apresentados pelos programas infantis de divulgação científica veiculados pela televisão brasileira aberta.  Para tanto, com o apoio da análise de conteúdo, conduziremos a investigação por meio de análise de programas infantis que divulgam os conhecimentos das Ciências Naturais. Como primeira fonte de dados, será utilizada a grade de programação dos sites das dez emissoras de TV aberta de maior audiência no cenário brasileiro. 
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