Título: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA E ALGUMAS REFLEXÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Discente: Maricleide Pereira de Lima Mendes
Orientador: Edilson Moradillo
Coorientador: Hélio Messeder
Debatedor: José Luis de Paula Barros Silva
Resumo: Esta pesquisa trata da defesa da abordagem sócio-histórica para se trabalhar o conceito de transformação química, por considerarmos que esta abordagem avança na análise crítica da realidade social e da educação, tendo como objetivo maior a emancipação humana. Neste sentido, o presente trabalho traz uma breve articulação do conceito moderno de transformação da matéria/química com o contexto sócio-histórico em que ele é gestado e sedimentado, utilizando como fundamentação teórica o materialismo histórico dialético. Para atingir tal objetivo, recorremos à literatura que versa sobre as seguintes áreas do conhecimento: trabalho como categoria fundante do ser social, modo de produção de subsistência e a história da ciência e da química. O estudo teceu nexos e significados entre o modo de produzir bens materiais e conhecimento/ciência. Buscamos demonstrar que, após a revolução industrial, a ciência foi incorporada ao sistema produtivo, passando a ser força propulsora do desenvolvimento social e tecnológico, tendo como lastro, do ponto de vista da economia política, a acumulação de capital. Nesse percurso histórico-crítico, foi discutido elementos para se estabelecer as inter-relações das transformações químicas e o desenvolvimento no modo de produção moderno, com ênfase nas suas raízes epistemológicas e da econômica política e pensado uma proposta de material didático e de sequência didática que visou integrar e contextualizar histórica e socialmente o ensino do conceito de transformação química. A proposta foi baseada na Pedagogia Histórico-Crítica que foi desenvolvida pelo filosofo da educação Dermeval Saviani e tem como pressupostos o materialismo histórico e dialético.
Português, Brasil