Maria Helena Santos Cardozo Costa (UFBA)

Título:LÚDICO NA AULA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FILMES CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Discente:Maria Helena Santos Cardozo Costa
Orientador(a):Hélio da Silva Messeder
Debatedora: Ana Paula Miranda Guimarães

Resumo: Na minha trajetória como professora, notei o quanto o uso de filmes cinematográficos possui um grande potencial para cativar a atenção dos alunos e promover uma aproximação da realidade cultural dos estudantes com as aulas. Em vista disso, o uso de filmes tornou-se para mim um importante aliado, tornando as aulas mais prazerosas e, com isso, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos. Duarte (2002) ressalta o grande potencial de filmes como objeto de estudos em educação. Para esta autora, as publicações na área ainda são pouco exploradas, no entanto, não podemos negar que cada vez mais educadores tem se interessado pela linguagem cinematográfica; e os filmes vêm sendo reconhecidos como fontes de investigação de problemas de interesses do meio educacional. Buscando um aprofundamento sobre o tema ludicidade no ensino, Felício e Soares (2018) apresentam alguns termos que consideram importante sem relação ao ensino de Ciências Naturais por meio do lúdico. Destacam: compromisso lúdico, intencionalidade lúdica, atitude lúdica e responsabilidade lúdica. O meu trabalho busca conhecer as concepções de professores de Ciências em relação ao uso de filmes cinematográficos no ensino de Ciências, avaliando de que maneira essas concepções dialogam com os conceitos de compromisso lúdico, intencionalidade lúdica, atitude lúdica e responsabilidade lúdica, propostos por Felício e Soares (2018), incorporando esses conceitos para o uso de filmes cinematográficos.