Márcia Azevedo Campos (UFBA)

Título:  A INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CARACTERIZAR OS MODOS COMOPRODUZEM SIGNIFICADOS PARA CONTEÚDOS DA ÁLGEBRA

Discente: Márcia Azevedo Campos
Orientador: Luiz Márcio Farias
Coorientadora: Sandra Magina
Debatedor(a): A definir

Resumo: Caracterizaros modos como os alunos produzem significados para os objetos eprocessos da álgebra, fazendo uso de diferentes termos, é objetoconstante de estudo na Educação Matemática. Partem da premissa deque para aprender matemática é necessário não só conhecer osseus conceitos, como também relacioná-los entre si e com outrossaberes que os alunos trazem consigo, ou que lhes são apresentados.Instaura-se assim uma preocupação com o ensino da álgebra e suasignificação para os alunos do 6º ano do EF, quando teve pouco ounenhum contato com a álgebra formal, o que pode ser salutar àintrodução do pensamento algébrico e à produção de significadosaos conteúdos algébricos. Numa perspectiva semiótica, Duval(2003), defende que a aprendizagem matemática requer que sejaapresentado ao aluno, e ele faça uso, de pelos menos duasrepresentações de um mesmo objeto. Este estudo busca umaalternativa que privilegie o uso de diversas representações para osobjetos da álgebra, e assim caracterizar os modos como os alunos do6º ano do EF significam esses conteúdos, numa análisepreliminarde livros, atividades e observações de sala de aula. Para tanto foidesenvolvida uma sequência didática, cujas atividades visam aprodução de significados, pelo bom uso da linguagem, aos problemasda matemática, acompanhada de uma análise apriori,constituindo assim uma Engenharia Didática, tal como estruturada nostrabalhos de Artigue (1996) e constitui a proposta metodológicadeste estudo. As atividades foram elaboradas considerando aimportância de trabalhar com diferentes registros de representaçãosemiótica e de favorecer idas e vindas entre esses registros, comopreconiza Duval (2009). Assim, numa análisea posteriori pretende-sebuscar respostas às hipóteses cognitivas de que a formação dopensamento algébrico torna o aluno capaz de mobilizar seusconhecimentos, competências e habilidades para a resolução desituações problema.

 

 

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