Magno da Conceição Peneluc (UFBA)

Título: IDEOLOGIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Discente: Magno da Conceição Peneluc
Orientador: Edilson F. de Moradillo
Coorientador: Carlos B. F. Loureiro
Debatedor: José Luis Silva

Resumo: A presente pesquisa busca questionar como (super) estruturas ideológicas interferem no processo de ensino durante o planejamento e a concretização de uma intervenção didática. Interessa as ideologias relativas à água como recurso socioambiental, concebida pela sociedade humana como repleta de objetivações relacionadas à ética capitalista. O conceito de ideologia é aqui assumido enquanto via superestrutural de dependência em relação à realidade social, ate um conjunto de crenças voltado para a ação: desde o meio essencial em que os indivíduos vivenciam suas relações com uma estrutura social até as ideias falsas que legitimaram um poder politico dominante (ZIZEK, 1996). À luz da perspectiva crítica, com base marxiana, a educação ambiental crítica vem se afirmando como um instrumento de desvelamento de contradições, de promoção de posturas e conhecimentos esclarecidos, de estímulo à mudança de valores e comportamentos – posturas e comportamentos concretizados por meio de dadas ideologias vigentes. Para investigar este problema, foi proposto um procedimento metodológico composto por uma investigação empírica viabilizada por uma pesquisa social qualitativa concretizada por um estudo etnográfico crítico, concomitante a uma intervenção didática. A intervenção será fundamentada método da pesquisa-ação. A pesquisa-ação relaciona descrição de fatos e normas de ação dirigidos para uma ação sobre estes fatos, com a intenção mesma de transformá-los. Esta envolve a meta de estimular a compreensão mais profunda da realidade por meio da prática proposta, sempre refletindo sobre como pode-se melhorar esta prática e o que poderiam os alunos aprender com este procedimento (TRIPP, 2005). A intervenção didática (práxis de ensino) deve ser apropriada para uma intervenção didática, que com base no Materialismo Histórico-dialético e na Pedagogia Histórico-crítica, possa proporcionar uma síntese crítica por parte dos estudantes, especialmente no que se refere à concreticidade histórica dos aspectos socioambientais em pauta.