Ludmila Soares Franco (UFBA)

Título: A SÉRIE CSI COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA
 
Discente: Ludmila Soares Franco
Orientador(a): Lynn Rosalina Gama Alves
Debatedor(a): A definir
 
Resumo:  As Ciências Naturais envolvem conhecimentos racionais e abstratos que foram sendo construídos ao longo da história da humanidade. Esses conhecimentos chegam às pessoas das mais diversas formas, uma delas é pelo ensino de ciências em ambientes formais de ensino. Alunos costumam trazer para sala de aula conhecimentos prévios que podem ter divergências entre o que docentes apresentarão como conhecimentos científicos. E esse conhecimentos prévios que eles trazem podem vir dos meios de comunicação de massa, e com a popularização das plataformas streaming (NETFLIX, CRACKLE, entre outras), as narrativas seriadas tem se tornado cada vez mais populares. Narrativas como a CSI: Crime Scene Investigation trazem diversos elementos ligados às Ciências Naturais e o cotidiano. Tratando de Biologia, Física e Química a narrativa seriada se mostra como um objeto interessante para apoiar no ensino de Biologia em sala de aula. Seus elementos lúdicos e interdisciplinares podem facilitar o entendimento dos alunos e trabalhar para ampliar e ilustrar determinados temas que se tornam muito abstratos somente com o quadro e a caneta. 

 

Português, Brasil