Lucia de Fátima Carneiro Ferreira Lessa (UFBA)

Título: ANÁLISE DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS ACERCA DO OBJETO ÁREA DAS FIGURAS PLANAS NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Discente: Lucia de Fátima Carneiro Ferreira Lessa
Orientador: Luiz Marcio Santos Farias
Debatedor(a): A definir

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar os impactos da institucionalização do objeto áreas das figuras planas desenvolvidas em uma turma do 6° ano do ensino fundamental. Nosso aporte teórico se alicerça na Teoria Antropológica do Didático idealizada por Yves Chevallard e na Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Guy Brousseau. Formulamos o problema de investigação com base em uma questão geratriz: Como se dá a institucionalização do objeto área de figuras planas, do ponto de vista teórico e prático, em uma turma do 6° ano do ensino fundamental? Debruçamo-nos nessa temática sob a ótica dos estudos desenvolvidos pelo viés da abordagem de área como grandeza inspirado nas pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. A investigação seguirá com uma pesquisa de campo com base em uma abordagem de natureza qualitativa, alicerçada na Engenharia Didática do Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) proposto por Yves Chevallard. O cenário de investigação será duas escolas, uma pública e uma privada, do município de Salvador, Bahia, com participação dos professores do 6º ano do ensino fundamental. Os procedimentos adotados para a produção de dados será: observação naturalista e aplicação de questionários, entrevista, filmagens e/ou gravação em áudio das aulas e registros dos cadernos dos estudantes. Planejaremos seções de estudo com os professores das escolas participantes para construir tarefas favoráveis à efetiva institucionalização do objeto área de figuras planas, visto que pesquisas anteriores indicam que existem entraves na construção desses conceitos o que atribuímos à necessidade de investigações que desenvolva nos alunos uma concepção de conceito de área que relacione área de figuras planas com suas diferentes representações.