Título: A SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS: QUE ENSINO ESTAMOS PROPONDO
Discente: Liziane Martins
Orientador: Charbel Niño El-Hani
Coorientadora: Graça Simões de Carvalho
Debatedora: Andréia Maria Pereira de Oliveira
Resumo: Discussões sobre a saúde foram incorporadas, formalmente, no currículo escolar brasileiro desde 1971. Diante deste normativo, é importante investigar como os livros didáticos brasileiros tratam deste tema, dado que têm servido como norteadores das práticas pedagógicas de muitos professores e a saúde é um dos conteúdos que mais têm consequências para as vidas dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de uma atitude crítica quanto aos direitos relativos à saúde e à relação entre fatores sociopolíticos e qualidade de vida, entre outros aspectos. Neste estudo, utilizamos uma tipologia de abordagens de saúde por nós construída, que distingue entre a abordagem Biomédica e a Socioecológica, para analisar as oito coleções de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio que foram aprovados pelo PNLD/MEC 2010, para serem distribuídos nas escolas brasileiras no período de 2012 a 2014. Para essa análise, construímos um instrumento que contempla diferentes variáveis características das duas abordagens de saúde. A análise de conteúdo foi realizada, através da técnica de análise categorial, classificando em categorias as unidades de registro identificadas nos textos principal e complementar, nas atividades e nas imagens encontradas nos livros. Foram encontradas 4.442 unidades de registro e, com base na avaliação de cada uma delas, podemos afirmar que todos os livros didáticos de Biologia analisados se pautam por uma proeminência da abordagem biomédica da saúde. Todavia, em poucas situações, se encontram também alguns aspetos da abordagem socioecológica. Nossos achados são compatíveis com outros estudos que apontam a prevalência da abordagem biomédica em livros didáticos brasileiros e internacionais.
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