Título: OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA BAHIA: QUE COMUNIDADE É ESSA?
Discente: Lilian Aragão da Silva
Orientadora: Andréia Maria Pereira de Oliveira
Debatedor: André Luis Mattedi Dias
Resumo: Até a década de 80, os estudos sobre a aprendizagem ignoravam o contexto ou tinham uma visão muito restrita sobre a relação entre a cognição e o contexto (DANIELS, 2003). A partir dessa década, os estudiosos da antropologia começavam a tentar resolver os problemas resultantes das investigações acerca do conceito limitado da aprendizagem. Em 1991, Lave e Wenger construíram um arcabouço teórico visando entender a aprendizagem interligada com outros conceitos. Nessa perspectiva, a aprendizagem não é encarada como processo de adquirir saber, de memorizar procedimentos, regras ou fatos, mas como forma evolutiva de pertença, de “ser membro”, de “tornar-se como”. Ou seja, a identidade é uma questão também importante, desde que o sujeito seja visto em sua totalidade, indissociável do mundo e da atividade, enfatizando o coletivo. Os teóricos demarcaram um caráter situado, ao considerar que a aprendizagem ocorre por meio da participação entre novatos e veteranos ao desenvolver a prática em um contexto histórico, social e cultural. A relação entre os diferentes sujeitos no contexto é que define uma comunidade de prática e dá visibilidade ao caráter histórico da evolução da comunidade. Fato que torna a comunidade instável e apto a mudanças de identidade. Tomando essas e outras ideias teóricas, propomos investigar a estrutura, a organização e a prática social de uma comunidade denominada Observatório da Educação Matemática na Bahia (OEM-Ba), a qual ingressa professores da educação básica, estudantes da graduação e pesquisadores a fim de estudar a Educação Matemática e desenvolver materiais pautados em tarefas exploratórias e investigativas; Analisar a participação e a negociação de significados a partir da relação de poder e controle que são estabelecidas entre os sujeitos no OEM-Ba; Identificar e analisar a construção/tran sformação das identidades dos sujeitos que participam do OEM-Ba; Analisar a aprendizagem dos sujeitos na comunidade OEM-Ba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objeto de investigação é a comunidade OEM-Ba e os procedimentos metodológicos são: observação, entrevista e análise de documentos.
Português, Brasil