Lídia Cabral Moreira (UFBA)

Título: A ABORDAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO
 
Discente: Lídia Cabral Moreira
Orientador(a): Amanda Amantes Neiva
Coorientador(a): Ana Paula Miranda Guimarães
Debatedor: Darcy Ribeiro de Castro (UNEB)
 
Resumo: Tradicionalmente, nos currículos de Biologia do Brasil, o estudo do corpo humano diz respeito ao conhecimento de anatomia e fisiologia humana, o foco da abordagem recai nas estruturas dos sistemas fisiológicos e suas funções, de forma superficial, sem estabelecer relações entre eles ou relacioná-los a processos fisiológicos mais amplos. Nesse estudo, compreendemos o corpo humano como um sistema complexo composto de subsistemas que trabalham em coordenação (BEN-ZVI ASSARAF et al., 2013). Uma compreensão mais elevada dos sistemas fisiológicos requer a capacidade de reconhecer não apenas as estruturas dos subsistemas, mas também os mecanismos das interações e seus resultados no comportamento geral do organismo. Para tanto, defendemos a adoção de uma abordagem de ensino integrada da fisiologia humana. O objetivo desse estudo é investigar a aprendizagem de conteúdos de fisiologia humana, com uma abordagem integrada, através de uma intervenção com base em uma questão sociocientífica no contexto do Ensino Médio. Os passos metodológicos consistem em (i) construir indicadores de abordagem de fisiologia humana integrada e identificá-los nos livros didáticos de Biologia, em seguida (ii) construir e validar uma intervenção didática sobre os sistemas digestório, respiratório e circulatório com essa abordagem e (iii) analisar os resultados de aprendizagem dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de natureza mista, tanto para validar quanto para analisar a aprendizagem dos estudantes. Este estudo traz uma importante contribuição para a área acadêmica porque fornece um desenho para validações de intervenções educacionais no âmbito da fisiologia humana, além de preencher uma lacuna na literatura da área relacionada a estudos sobre abordagem integrada no Ensino Médio. Em termos da prática pedagógica a contribuição reside em apresentar um material que consiste numa inovação educacional com potencial para promover aprendizagem integrada sobre os sistemas humanos e poder contribuir para que os estudantes desenvolvam compreensões mais amplas sobre processos biológicos.

 

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