Leonardo Celin Patino (UFBA)

Título: A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA (PHC) OLHARES DESDE A LÓGICA DIALÉTICA
 
Discente: Leonardo Celin Patino
Orientador(a): Bárbara Carine Pinheiro
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: A presente pesquisa pretende realizar um dialogo teórico prático com as linhas educacionais Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) e a Pedagogia Histórico Crítica (PHC), sob a perspectiva dialética materialista. O dialogo proposto estabelecerá os pontos de afastamento e os pontos de encontro destas duas correntes teóricas em educação em ciências, com vistas a construir um roteiro de intervenção na sala de aula que permita a sua interação. Essa proposta será testada na disciplina “O professor e o ensino de química” QUI A43. 2018.2 nas turmas da tarde e da noite. A nossa tese esta fundada no paradigma da teoria critica (critico-dialética) e é de natureza qualitativa. Para a realização dos os nossos objetivos, utilizaremos como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada (individual e em grupo focal) e analise documental (trabalhos dos estudantes e questionários). Essa tese considerarmos importante porque tenta dialogar duas abordagens educacionais que sendo complementarias marcham sem pontes fortes de comunicação. No momento atual é uma necessidade nos engajar com os problemas sociais mais gerais através de praticas educacionais locais. Refletir sobre a ciência é também refletir sobre a desigualdade social e refletir sobre a desigualdade social é também refletir sobre a ciência.
Português, Brasil