Título: VISÕES SOBRE GENES: PROFESSORES E ALUNOS ESTAGIÁRIOS EM GENÉTICA NOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Discente: Leonardo Celin Patino
Orientador: Charbel El-Hani Niño
Debatedor(a): A definir
Resumo: Para muitos especialistas, o século XX foi o século do gene. Contudo, ao longo do processo do desenvolvimento da biologia molecular e genética, o conceito de gene ficou restrito para explicar todas as complexidades dos sistemas vivos. Nesse sentido, a opinião dos especialistas encontra-se dividida entre os que opinam que o conceito deve ser eliminado do discurso biológico e aqueles que pensam que deve ser mantido, mas com algumas modificações que lhe permitam ser mais flexível na explicação dos processos genéticos. O problema mais relevante na crise do conceito de genes desde a descoberta da estrutura do DNA tem sido o uso indiscriminado do conceito molecular clássico, de acordo com o qual o gene é uma sequência de nucleotídeos de DNA que codifica um produto funcional, seja uma cadeia de polipeptídios ou uma molécula de RNA, nosso objetivo de pesquisa é investigar como se manifesta a crise do conceito de gene em sua abordagem na sala de aula e laboratórios da Biologia Molecular e de Genética no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta é uma pesquisa empírica qualitativa que empregou na de coleta de dados, as técnicas da entrevista e observação não participante como ferramentas para estabelecer o uso dos diferentes conceitos, modelos e demais abordagens sobre genes feitos nos laboratórios de Biologia Molecular e Genética no instituto de biologia da UFBA, a fim de estabelecer relações com a discussão filosófica sobre a crise do conceito de gene.
Português, Brasil