Título: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COMO MEIO DE PROMOVER ENGAJAMENTO EM AÇÕES SÓCIOPOLÍTICAS E FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS NO CAMPO
Discente: Leidiene Aparecida Rangel da Silva Barbosa
Orientadora: Claudia de Alencar Serra e Sepúlveda
Coorientadora: Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante
Debatedor(a): A definir
Resumo: O movimento por uma Educação do Campo tem se fortalecido grandemente nas últimas décadas, reivindicando uma educação integrada às condições socioculturais do Campo, problematizadora, que valorize e fortaleça a permanência dos sujeitos em seu local de origem, bem como que considere os discentes-camponeses como sujeitos ativos no processo de ensino, numa perspectiva de formação humana emancipatória e de desenvolvimento local sustentável. Ainda que este movimento tenha se fortalecido, poucos são os trabalhos da área de ensino de ciências que têm o ambiente do campo como contexto de pesquisa, visando dá conta de suas pautas de luta. Diante dessa demanda , e pautando-se na abordagem metodológica da pesquisa em desenvolvimento (design research), este trabalho propõe contribuir com o ensino de ciências voltado para a Educação do campo buscando responder ao seguinte questionamento: quais características uma proposta pedagógica baseada em QSC deve ter para promover engajamento em ações sociopolíticas e fortalecimento da permanência dos sujeitos no campo no contexto do ensino de ciências da Casa Familiar Rural (CFR) de Presidente Tancredo Neves (PTN)? Para tanto, este trabalho objetiva: (a) discutir os limites e aproximações (relações) teóricas entre os pressupostos da educação do/no campo e os referenciais ligados à estratégia de ensino com base em QSC na área de ensino de ciências; (b) caracterizar os aspectos do currículo de ciências da CFR de PTN que são promotoras de formação para ações sociopolíticas e permanência dos sujeitos no campo, e (c) desenvolver princípios de planejamento para elaboração de proposta pedagógica baseadas em QSC que promova engajamento em ações sociopolíticas e fortalecimento da permanência dos sujeitos no campo no contexto do ensino de ciências da CFR de PTN.
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