Josenaide Alves da Silva (UFBA)

Título: TRABALHO COLABORATIVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE SEJAM SENSÍVEIS À DIVERSIDADE CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO
 
Discente: Josenaide Alves da Silva
Orientadora: Geilsa Costa Santos Baptista
Debatedora: Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda 
 
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral identificar os significados que os professores de Ciências atribuem ao trabalho colaborativo, com construção de uma sequência didática baseada no diálogo intercultural, para que estes profissionais sejam sensíveis à diversidade cultural. Para isto, estão sendo realizadas oficinas com abordagem da história das ciências e suas relações com o diálogo intercultural com dois professores dos gêneros masculino e feminino, que atuam nos Anos Inicias do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Amargosa-BA. Deve-se ressaltar que partimos do pressuposto de que esses profissionais são pedagogos, ensinam Ciências Naturais e não tiveram contato direto com a abordagem na formação inicial, sendo, por tanto, importante e necessário a realização de um trabalho colaborativo que lhes promova reflexões sobre a própria prática pedagógica e, por conseguinte, a abertura de possibilidades para melhoria na qualidade do ensino de ciências intercultural, entre a cultura das ciências e as culturas dos estudantes. Até o momento, definimos como sendo 9 o número de oficinas a serem realizadas, as quais acontecerão nos momentos de coordenação pedagógica da escola que estes profissionais lecionam. Cada oficina terá a duração de quarenta minutos, no turno vespertino. Antes de iniciar o trabalho colaborativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses professores, pelo que também pretende-se a realização das mesmas entrevistas após o trabalho colaborativo. O intuito será avaliar as concepções dos participantes antes após as suas participações nas oficinas. Assim, a presente pesquisa é de cunho qualitativo, baseada no estudo de caso. Além das entrevistas semiestruturadas, também serão utilizados para coleta de dados gravações em áudios com a finalidade de melhor compreender as concepções dos participantes reveladas durante as entrevistas. Os resultados parciais desta pesquisa indicam os seguintes aspectos: - Houveram lacunas na formação inicial do pedagogo sobre os conteúdos científicos, especialmente com relação ao entendimento da ciência como uma cultura particular que pode ser dialogada com outras culturas que se fazem presentes nos espaços das salas de aula; - Os professores sentem dificuldades para ensinar os conteúdos científicos; - Há ausência de concretizações de trabalhos colaborativos na escola e necessidade de ampliar a formação para além da graduação. Até o momento, percebe-se a necessidade de que as licenciaturas em Pedagogia busquem abordar a natureza das ciências na formação inicial dos professores, pois, isto certamente contribuirá para reflexões epistemológicas, a partir das quais os futuros professores poderão apresentar as ciências para os seus alunos como uma forma particular de conhecer a natureza, que pode dialogar com outros modos de conhecer complementando-os mutuamente. 
 
 
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