Josélia França de Holanda Cavalcanti (UEFS)

Título: O ENSINO ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMA OU PROBLEMAS ABERTOS: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS

Discente: Josélia França de Holanda Cavalcanti
Orientador: Luiz Marcio Santos Farias
Debatedor(a): A definir

Resumo: Pesquisas acadêmicas no cenário educacional realizadas pelos estudos epistemológicos e didáticos vêm evidenciando a necessidade de um olhar mais apropriado para os objetos que são ensinados, principalmente aqueles do ensino superior. Tais questões reemergem em nossas reflexões atuais, permitindo ampliar nossa visão de mundo, com novas perspectivas e possibilidades de ação, sobretudo na prática enquanto professores. Nesse contexto, encontramos subsídios na didática da matemática para investigar, construir e analisar uma engenharia que possa potencializar os trabalhos docentes e discentes acerca de circuitos elétricos. Atualmente, muitos professores têm dificuldades em compreender a razão de ser de determinados objetos e, portanto, de ensiná-los, como é o caso dos circuitos elétricos. Nessa perspectiva, buscamos analisar os impactos de uma Engenharia Didática construída com o intuito de considerar as interações entre matemática e física, ao senso de Chevallard, ou seja, objetos ostensivos e não ostensivos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano do curso de Engenharia Elétrica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Por meio de Sequência Didática, foram realizadas as coletas das produções didáticas dos alunos. Nesse contexto, foi adotada como metodologia a abordagem qualitativa.  A perspectiva é que uma investigação como esta possa articular o saber-fazer dos estudantes ao discurso tecnológico-teórico (TAD), no processo de construção de conhecimento acerca de circuitos elétricos, permitindo que a realidade presente nas práticas sociais se transforme em objetos de reflexão.