Josebel Maia dos Santos (UFBA)

Título: CARACTERÍSTICAS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A HABILIDADE DE ARGUMENTAÇÃO COM USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON NO ENSINO SUPERIOR

Discente: Josebel Maia dos Santos
Orientador: Elder Sales Teixeira
Coorientadora: Claudia de Alencar Serra e Sepulveda

Resumo: A literatura tem pontuado que a História da Ciência (HC) pode propiciar diversas contribuições ao Ensino de Ciências (EC), dentre elas, o desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos. Contudo, há uma escassez de trabalhos empíricos corroborando essa ideia (Teixeira et al., 2012). Isso aponta para a necessidade de intervenções didáticas no EC com uso da HC, bem como, de investigações sobre os seus reais efeitos didáticos. O presente trabalho visa desenvolver, aplicar e avaliar uma Sequência Didática (SD), através de pesquisa qualitativa, adotando como abordagem metodológica a Design Research, que consiste na realização de três etapas ou fases cíclicas: pesquisa preliminar (construção das características e dos princípios de design da SD), fase de prototipagem (teste empírico das características) e fase avaliativa (que propicia conhecimento teórico sobre os princípios de design e conhecimento prático dos efeitos da SD). O objetivo é investigar o seguinte princípio de design: quais são as características que uma SD que faz uso da HC deve possuir para promover uma melhoria nas habilidades de argumentação de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, no contexto do ensino da Gravitação Universal de Newton. As características substantivas a serem investigadas é o uso da HC associada à característica procedimental que consta da discussão de textos de natureza histórica, propiciando um contexto para argumentação e o ensino explicito da argumentação, visto que a literatura indica uma quase ausência de estratégias didáticas para ensinar os alunos a melhor argumentar. Por fim, pretende-se construir conhecimento teórico sobre "como" e "por que" esses princípios de design levam aos resultados esperados (melhoria das habilidades argumentativas) e construir conhecimento sobre os efeitos práticos produzidos pela SD para seu aprimoramento. Tais conhecimentos e a SD poderão ser utilizados por outros professores no planejamento e aplicação de novas intervenções.