Jéssica Cruz Santos (UFBA)

Título: ÉTICA AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
 
Discente: Jéssica Cruz Santos
Orientador: Nei Freitas Nunes-Neto
Coorientadora: Dália Melissa Conrado
Debatedora: Rosiléia Oliveira de Almeida
 
Resumo: Um currículo de ciências politizado e orientado para a ação sociopolítica pode superar problemas e consequências sociais e ambientais a partir da formação de cidadãos capazes de compreender e mobilizar o conhecimento científico em seu cotidiano. Com base nas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na perspectiva da educação CTSA a identificação de diferentes interesses envolvidos no desenvolvimento científico e tecnológico; o julgamento moral sobre a ciência e a tecnologia; e a tomada de decisão e a ação sobre questões sociais e ambientais que envolvem ciência e tecnologia são níveis a serem desenvolvidos em um letramento científico funcional. Esse trabalho busca analisar a mobilização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (CPA) sobre o tema poluição das águas, a partir de uma questão sociocientífica no contexto de uma sequência didática aplicada no ensino fundamental, de uma escola pública em Salvador-Ba. Os conteúdos CPA mobilizados foram fundamentados na ética ambiental. Os dados foram coletados por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, diário de campo e registros de áudio. A análise dos dados, fundamentada na análise de conteúdo, considerou o alcance dos objetivos de aprendizagem nas atividades. Observamos que, para a maior parte dos alunos, foi muito estimulante trabalhar com uma atividade que teve como contexto um parque que se situa no próprio entorno geográfico da escola. O uso da QSC como estratégia pedagógica para a consideração das questões éticas sobre tópicos científicos via discurso e interações sociais possibilitou o despertar de reflexões sobre a poluição hídrica, os valores, interesses envolvidos e a importância das normas que orientam o comportamento humano.
Português, Brasil