Izadora dos Santos Pires

TÍTULO: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DA TEORIA PARA A PRÁXIS EDUCATIVA
 
Discente: Izadora dos Santos Pires
Orientador(a): Hélio da Silva Messeder Neto
Debatedor(a): Edilson Fortuna de Moradillo
 
Resumo: A referida pesquisa de mestrado tem como tema central a Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Esta pedagogia foi elaborada e proposta por Dermeval Saviani, com base no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx.  A PHC está sendo desenvolvida há mais de 30 anos de forma colaborativa, trazendo elementos teóricos marxistas para nortear as atividades educativas. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os fundamentos teóricos da PHC estão sendo utilizados no desenvolvimento de atividades educativas voltadas para o Ensino de Ciências. A investigação baseia-se em uma abordagem qualitativa em educação, sendo classificada como uma pesquisa empírica, utilizando como corpus para análise dados secundários. Desta forma, utilizaremos como fonte de dados para o estudo os trabalhos publicados nos anais de eventos nacionais em Ensino de Ciências, artigos com os qualis (A1, A2, B1, B2), publicações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Buscamos com este estudo possibilitar uma maior elucidação acerca de como os pressupostos da PHC estão sendo empregados nas atividades educativas voltadas para o Ensino de Ciências. Enfatizamos que esta pedagogia está em um movimento contínuo de construção, e que neste processo é imprescindível evidenciar os problemas e avanços. Assim sendo, a nossa proposta de dissertação se constitui como um esforço para contribuir para o desenvolvimento da PHC, em especial no concerne a sua utilização em atividades didático-pedagógicas.

 

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