Ivan de Matos e Silva Junior (UFBA)

Título: A BIOGEOGRAFIA CULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM OS SABERES BIOGEOGRÁFICOS E A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Discente: Ivan de Matos e Silva Junior
Orientadora:  Rosiléia Oliveira de Almeida

Resumo: Embora a Universidade assuma a ciência como parâmetro de leitura do mundo, é possível admitir o fato de que outras formas de relação com os saberes, sobretudo aqueles de cunho biogeográfico, venham ocorrendo no espaço acadêmico, embora sejam frequentemente invisibilizadas. Tal argumentação relativiza a compreensão de que tais saberes só podem ser estudados fora da universidade, especialmente nos espaços em que se encontram comunidades que compartilham outras formas de habitar a Terra. Diante disso, a presente tese tem como objeto de investigação os saberes biogeográficos na educação superior e encontra-se orientada pela seguinte questão de pesquisa: Os saberes mobilizados na relação entre o professor de biogeografia e os estudantes apontam conceitos e temas em biogeografia cultural, especialmente numa perspectiva intercultural? Tal estudo parte de lacunas referentes a incipientes discussões e publicações quanto aos saberes biogeográficos no âmbito da biogeografia cultural (SIMMONS,1982); MEAZA,1993) e de suas relações com perspectivas interculturais, especialmente no Brasil (CANDAU,2008; SANTOS, 2010; AKKARI, 2013). Esse quadro sublinha os desafios que se apresentam para o ensino de biogeografia, no que tange a abordagens que coloquem em diálogo ciência e demais formas de saber. Desse modo, a fim de problematizar tal temática e responder a questão de pesquisa, a tese adota a revisão de literatura e o método qualitativo, sendo que a revisão de literatura abarca autores que abordam ciência como constructo humano, a biogeografia cultural e educação intercultural. Além disso, no intuito de estabelecer relações e entrecruzamentos com conhecimentos advindos da literatura especializada, o estudo prevê observações, entrevista semiestruturada, bem como consulta a documentos no âmbito da disciplina Biogeografia de um curso superior de Geografia, tendo como sujeitos de pesquisa o professor e seus alunos. Nesse primeiro momento, será apresentado o delineamento metodológico da pesquisa, bem como o referencial teórico, que constitui o primeiro capítulo da tese.