Título:O DISPOSITIVO DA PERFORMATIVIDADE EM OPERAÇÃO EM UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIA NA REDE MUNICIPAL DE TERESINA (PI)
Discente:Ismael Santos Lira
Orientador(a):Jonei Cerqueira Barbosa
Debatedor(a): A definir
Resumo: Neste estudo, ocupamo-nos das atividades relacionadas ao ensino de Matemática, desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Teresina (PI) em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) através de um programa de intervenção pedagógica (PIP). O estudo tem dois objetivos: o primeiro é caracterizar os princípios reguladores que subjazem à ênfase dada ao desempenho de estudantes em avaliações externas de larga escala no contexto do PIP/IAB. O termo princípio foi tomado como um conjunto de regras tácitas que normatizam a comunicação na prática pedagógica, compreendida como a interação entre sujeitos sociais que estão na condição de ensinar (por exemplo, professor) e aqueles na condição de aprender (por exemplo, estudante). Para realizarmos essa caracterização e colocarmos em evidência o controle simbólico (comunicacional) ao qual estão submetidos os professores e estudantes, propusemos o constructo teórico que denominamos de dispositivo da performatividade elaborado a partir dos conceitos de dispositivo pedagógico de Basil Bernstein e de performatividade de Stephen Ball. Sugerimos que a produção e transformação de textos no contexto do referido programa é regulada pelo dispositivo da performatividade. Consideramos textos na acepção bernsteiana, ou seja, como qualquer expressão comunicacional falada, escrita, gestual ou comportamental. Assim, o segundo objetivo é compreender como os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Teresina mobilizam os textos do PIP/IAB para a sala de aula. Dessa forma, tencionamos jogar luzes sobre como estes professores selecionam, simplificam ou elaboram estes textos, ou seja, como eles os transformam em sua prática pedagógica escolar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que os dados foram produzidos no âmbito do programa Alfa e Beto de Teresina e em duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina com a participação de dois professores por meio de observações, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos.
Português, Brasil