Isabela Santos Correia Rosa (UFBA)

Título: DIÁLOGO ENTRE O PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E O MULTICULTURALISMO CRÍTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Discente: Isabela Santos Correia Rosa
Orientadora: Rosiléia Oliveira de Almeida
Debatedora: A definir

Resumo: Argumentamos neste trabalho que experiências pautadas no Pluralismo Epistemológico (PE) e no Multiculturalismo Crítico (MC), durante a formação inicial de professores/as, poderão contribuir para que o/a professor/a desenvolva propostas visando à desconstrução de preconceitos e superação de desigualdades. Assim, o projeto é composto por três estudos: Os dois primeiros são modalidades bibliográficas, trata-se de um ensaio teórico e uma revisão sistemática da literatura, respectivamente, e o terceiro representa um estudo empírico. O estudo um tem como objetivo identificar pontos de convergência e divergência entre o PE e o MC, a fim de compreender em quais situações de sala de aula essas perspectivas teóricas poderiam ser acionadas pelos/as professores/as para subsidiar diferentes práticas pedagógicas. O estudo dois objetiva analisar formas de abordar o conteúdo de Genética para suscitar uma prática condizente com o PE e o MC, por meio de uma revisão das experiências didáticas relatadas na literatura. O estudo três apresenta como objetivo geral compreender como os/as professores/as de Biologia em formação inicial integram os discursos do PE e do MC no repertório profissional deles/as, no contexto de uma disciplina de Genética nessa perspectiva. Este último caracteriza-se como uma pesquisa compreensiva de natureza qualitativa, na perspectiva do interacionismo simbólico, com a inserção de elementos da teoria crítica. O estudo empírico será realizado com estudantes de graduação em Biologia, da Universidade Federal de Sergipe, na forma de uma disciplina optativa de 60 horas, ministrada pela pesquisadora, a qual está sendo organizada na perspectiva do PE, ao abordar as diferentes formas de conhecimentos; bem como na perspectiva do MC, ao discutir as relações de poder construídas em torno da diversidade de grupos socioculturais. Como procedimentos para coleta de dados serão utilizados observações, documentos e entrevista em grupo, os quais serão registrados em vídeo. A análise dos dados será conduzida tendo por referência a teoria da análise de discurso proposta por Van Dijk.