Hemilly Cerqueira Souza (UFBA)

Título: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE DESIGN PARA SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM ALTERIZAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO
 
Discente: Hemilly Cerqueira Souza
Orientador: Juan Manuel Sanchez Arteaga
Coorientadora: Cláudia de Alencar Serra e Sepulveda
Debatedora: Rosiléia Oliveira de Almeida
 
Resumo: O feminismo contemporâneo, enquanto movimento social, e mesmo com algumas bandeiras compartilhadas é bastante heterogêneo, resultando em diferentes correntes feministas, o que não compromete sua capacidade de articulação. A consolidação de um novo campo de pesquisa reflete a capacidade do feminismo, que apesar de assumir o caráter instável das categorias analíticas de gênero, conquistou respeito no espaço acadêmico ao propor um novo paradigma epistemológico para as ciências. Deste modo, desenvolve-se uma nova epistemologia feminista para a ciência, uma vez que, segundo essa perspectiva, o modo operante de se fazer ciência seria essencialmente machista. O estudo em desenvolvimento tem como objetivo elaborar e validar inicialmente alguns princípios de design para uma sequência didática que articule as questões de gênero e alterização científica, para isso assumimos a metodologia design research (Plomp, 2009). Com isso, pretendemos estabelecer possíveis vias para empregar as construções feministas no ensino de ciências, em especial das ciências biológicas que ainda perpetua estereótipos deterministas. Esse trabalho será realizado através da análise de estudos da biologia com ampla influência no estabelecimento dos papeis da mulher e do homem na sociedade, mas que normalmente excluem qualquer discussão explicita das questões sociais de igualdade de gênero.
 
Português, Brasil