Helen Nogueira Messeder (UFBA)

Título: APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL  
 
Discente: Helen Nogueira Messeder  
Orientador: Edilson Fortuna de Moradillo  
Debatedor: Luiz Márcio Santos Farias
 
Resumo: O Ensino de Matemática vem sendo amplamente discutido desde que, no início do século passado, países europeus e americanos se preocuparam com os rumos deste, resultando em mudanças importantes nos processos de ensino e aprendizagem. Diferentes conteúdos já têm sido abordados nas pesquisas brasileiras que envolvem o ensino da matemática, inclusive o conteúdo de Função, presente desde as questões mais fundamentais, como nas operações de contagem, até elementos que se apresentam em questões mais avançadas como em cálculos infinitesimais e probabilidade. Além disso, a função pode ajudar a compreender quais as relações entre a geometria e a álgebra ao discutir, por exemplo, a resolução de equações e construções de gráficos. Portanto, é necessário o esforço em prol do ensino da Função, principalmente no que tange à uma pesquisa que utilize as categorias do lógico e do histórico na construção do conceito e no seu uso pela humanidade, discussão pouco desenvolvida nas pesquisas da área. Para suprimir tal lacuna, esta pesquisa tem por objetivo discutir o processo de apropriação dos estudantes do ensino médio do conteúdo de função calcada no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural (PsiHC). Para atingir este objetivo será feita uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimentos a observação- no qual poderemos pensar as interações dos estudantes na sala de aula nas situações de exposição ao conteúdo-, entrevista – buscando compreender o que foi apropriado pelo estudante e como ele expressa através da fala esta compreensão - e análise documental – investigando como o estudante expressa sua compreensão através da escrita e nos materiais produzidos durante a aula.

 

 

 

Português, Brasil