Helaine da Silva Souza (UFBA)

Título: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM ESCOLAR (GESTAR), DE MATEMÁTICA, NA BAHIA – 2001 A 2007
 
Discente: Helaine da Silva Souza
Orientador: José Fernando Moura Rocha
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: Neste trabalho são analisadas historicamente as contribuições do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar (GESTAR), de Matemática, para a formação de professores da educação básica, na Bahia, no período 2001-2007. Para isso, buscou-se identificar, inicialmente, a origem remota do programa GESTAR, implantado na Bahia, assim como procurou-se identificar as principais ações educacionais de preparação de professores de matemática, desenvolvidas neste Estado, anteriormente à implantação do programa. Na etapa inicial do trabalho, foi possível identificar o GESTAR como parte dos programas de cooperação firmados entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial, a partir da década de 1980, mais especificamente, como parte do Fundo de Desenvolvimento da Escola (FUNDESCOLA), um programa que envolvia não só o Estado da Bahia. Nas ações educacionais desenvolvidas no Estado da Bahia, anteriormente ao GESTAR, pôde-se identificar contribuições da Universidade Federal da Bahia, através de órgãos a ela vinculados, e da Secretaria da Educação do Estado, através, principalmente, do Instituto Anísio Teixeira, órgão da administração centralizada, vinculado àquela Secretaria, criado em 1983. Para compor a narrativa dos antecedentes à criação do GESTAR, foram levantados dados de fontes documentais primárias e secundárias e, para compreender como se configurou na memória dos professores esta formação em exercício, foram construídas fontes documentais através da metodologia da história oral, o que representou a possibilidade de se ouvir os atores históricos que participaram desse programa - professores cursistas e professores formadores -, diante da ausência de documentos históricos referentes à implantação e desenvolvimento do GESTAR, na Bahia, explicada, em parte, pelo incêndio ocorrido no Prédio da Secretaria da Educação, em 2003.
 
 
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