Título: ENSINO BASEADO EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS E DISCUSSÃO DAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Discente: Grégory Alves Dionor
Orientador: Nei de Freitas Nunes-Neto
Coorientadora: Dália Melissa Conrado
Coorientadora: Liziane Martins
Debatedora: Rejane Maria Lira da Silva
Resumo: As Questões Sociocientíficas (QSCs) abarcam controvérsias acerca de dilemas sociais que possuem relação com conhecimentos científicos atuais e que, por muitas vezes, acabam ganhando espaço em meios de comunicação em massa. Pensando no contexto educacional, surge uma preocupação acerca do uso de QSCs como ponto-chave para o trabalho didático, pois o ensino baseado em Questões Sociocientíficas, através de propostas didáticas, possibilita, por exemplo, o desenvolvimento da argumentação, do pensamento crítico e ação sociopolítica nos estudantes, ainda abarcando o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas. Diversas pesquisas e atividades procuram investigar as possibilidades advindas do uso de propostas de ensino baseadas em Questões Sociocientíficas no contexto da sala de aula. Porém, como as características presentes nestas propostas podem auxiliar nos processos educativos e no trabalho docente? Esta pesquisa objetiva avaliar as características presentes em propostas de ensino baseadas em Questões Sociocientíficas, discutindo-as enquanto ferramenta pedagógica que pode auxiliar na abordagem de temáticas tidas como controversas. Em formato de multiartigos, no qual cada artigo-capítulo tentará contemplar um dos focos do objeto de estudo, no primeiro artigo, buscaremos os trabalhos que tragam propostas de ensino baseadas em QSCs, para que possamos compreender com quais finalidades e em que contextos as propostas didáticas estão sendo utilizadas. No segundo artigo, o foco está na avaliação de propostas de ensino baseadas em QSC, através de uma ferramenta analítica capaz de explicitar características presentes nas propostas. Para o terceiro artigo, discutiremos as dificuldades no processo de elaboração de propostas, a partir da criação de um Material Curricular Educativo (MCE) que busque apresentar orientações para o uso de QSCs em propostas de ensino.
Português, Brasil