Giullianne Nayara Lima da Silva (UFBA)

Título: ANÁLISE DOS EPISÓDIOS ARGUMENTATIVOS OBSERVADOS DURANTE A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HERANÇA MULTIFATORIAL

Discente: Giullianne Nayara Lima da Silva
Orientador: Nei Nunes Neto
Debatedor(a): Cláudia Sepúlveda

Resumo: Estimular os estudantes a se posicionem criticamente diante de uma situação que apresenta caráter controverso, representa uma estratégia interessante para que os mesmos, diante de uma questão sociocientífica apresentada, não mobilize apenas conteúdos referentes a conhecimentos conceituais, como também sejam estimulados a acessar questões morais, éticas e virtudes para subsidiar seus posicionamentos, decisões e argumentos (PEREZ, 2013; ZEIDLER et.al, 2005). Nesse contexto, o ensino baseado em Questões sociocientíficas (QSC), devido ao fato de trabalhar com situações controversas, nas quais é preciso levar em consideração aspectos que vão além do âmbito conceitual, consiste em uma abordagem bastante interessante quando se quer desenvolver nos estudantes a capacidade de tomada de decisão e articulação de argumentos. A presente pesquisa apresenta o seguinte questionamento: Quais as características das interações discursivas e ações pró-argumentativas docentes, observadas em sala de aula, que fomentam o aparecimento de episódios argumentativos? Constitui-se com objetivo geral dessa pesquisa: Analisar as ações pró-argumentativas docentes que geram episódios argumentativos nas três etapas que envolvem o processo de resolução de uma QSC: modelagem, prática guiada e prática independente. Como objetivos específicos, essa pesquisa se propõe a: Caracterizar os episódios argumentativos em termos de padrão de interação e ações pró-argumentativas; Identificar os episódios argumentativos e Estabelecer correspondência entre as ações discursivas e intenções da professora com o surgimento de episódios argumentativos. O procedimento para coleta de dados foi feito através da observação livre com utilização de filmagem das aulas envolvidas na sequência didática, que foi constituída de cinco encontros, bem como anotações em caderno de campo. O primeiro momento correspondeu à aula teórica sobre Herança e meio/bases genéticas para o câncer. No segundo momento aconteceu a etapa da modelagem. Nessa oportunidade os estudantes tiveram acesso à QSC 1, quando discutiram com a professora como seria um bom argumento para defender o posicionamento que a turma julgou mais adequado. No terceiro momento foi utilizada a QSC 2. A professora orientou os alunos para que os mesmos desenvolvessem um bom argumento para defenderem seus posicionamentos, esta etapa corresponde à prática guiada. No quarto momento ocorreu o júri-simulado e por fim no quinto momento os alunos receberam a QSC 3, para que então desenvolvessem seu próprio argumento, finalizando a sequência com a prática independente.