Fernanda de Jesus Ribeiro (UFBA)

Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO INCLUSIVO DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SURDEZ NA ESCOLA BÁSICA

Discente: Fernanda de Jesus Ribeiro
Orientadora:  Bárbara Carine Soares Pinheiro

Resumo: A educação especial inclusiva, segundo a LDBEN (1996), é destinada a indivíduos que apresentem necessidades diferentes no aprendizado de origem orgânica ou não (dificuldades de relacionamento, transtornos emocionais e de conduta). Através desta modalidade da educação, cria-se a possibilidade dessas pessoas suplantarem suas dificuldades e saírem da marginalidade provocada pelas suas necessidades. No seu cotidiano essas pessoas, assim como as demais, fazem uso de conhecimentos científicos, mesmo que inconscientemente. Portanto há necessidade de estudar ciências, especificando o conteúdo modelos atômicos, relacionando o saber elaborado com a sua realidade concreta. Fundamentados na abordagem histórico-cultural, especificamente nos estudos de Vygotski, expressa em sua obra “Fundamentos da Defectologia” e na Pedagogia Histórico-Crítica na qual primeira descreve que educação apresenta a possibilidade do desenvolvimento das crianças surdas e a responsabilidade do meio social neste processo. E a segunda tem uma visão crítica da sociedade capitalista, caracterizada por ser uma pedagogia transformadora, fundamentada no materialismo histórico dialético. Visa que escola está inserida num contexto social sendo influenciada pela sociedade ao mesmo tempo em que influencia podendo transforma essa sociedade, o que está de acordo com a proposta da educação inclusiva, transforma a sociedade através da inclusão de alunos surdos em salas regulares de ensino. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo investigar como a Pedagogia Histórico-Crítica, associada a Psicologia Histórico-Cultural, pode contribuir para o ensino de modelos atômicos, por meio de uma proposta de educação inclusiva para surdos. Para alcançar esse objetivo metodologias serão executadas que contribuirão para a melhoria do ensino de ciências no ensino médio para alunos surdos, sugestões serão propostas além de apontar as possíveis carências desta área.